Entidades empresariais se reúnem com o governador Leite e o ministro Pimenta

Em reunião no Palácio Piratini com o governador Eduardo Leite e com o ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, entidades empresariais, entre elas a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), reforçaram demandas importantes para dar andamento ao trabalho de reconstrução do setor produtivo e do Estado, abalados pelas enchentes de  maio. O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, e o presidente eleito para a gestão 2024/2027, Claudio Affonso Amoretti Bier, participaram do encontro, que ocorreu na tarde desta quarta-feira e contou ainda com representantes da Associação Gaúcha de Supermercado (Agas), da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sistema Fecomércio-RS, além de secretários estaduais. As entidades empresariais reforçaram mais uma vez a necessidade de medidas trabalhistas urgentes que garantam a preservação de empregos e ajudem as empresas a se manter.

Foram discutidas, principalmente, a necessidade de ajustes na iniciativa do Governo Federal de manutenção do emprego e da renda – o Programa Emergencial de Apoio Financeiro para trabalhadores – e na operacionalização de linhas de crédito para empresas atingidas. As entidades reivindicam a ampliação do prazo para acesso ao Apoio Financeiro e a flexibilização tanto das regras para esse apoio quanto das normas para obtenção de financiamentos pelos empreendimentos afetados. O governador Leite fez coro aos empresários presentes, destacandio que o programa de manutenção de emprego e renda não está se revelando suficiente para abarcar as necessidades do Estado, pois impõe uma série de regras que estão limitando o seu acesso.

O ministro Pimenta demonstrou disposição de buscar soluções e propostas para os problemas apresentados. O grupo vai se reunir novamente até o final da próxima semana para atualizar os encaminhamentos.

Publicado quarta-feira, 26 de Junho de 2024 - 17h17