Você está aqui

Alemanha faz campanha para inovação

Há uma campanha na Alemanha, promovida pelo próprio governo, incentivando a inovação, conforme o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Fraunhofer, Frank Wagner, que falou na manhã desta segunda-feira (5) no Seminário Executivo Internacional em Gestão da Inovação, na Semana de Cooperação Brasil-Alemanha, que iniciou no Centro de Eventos FIERGS. "Temos que ser líderes em inovação.Este é o único jeito de ter competitividade", destacou. O evento é promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Senai, do IEL e do Centro Internacional de Negócios, em conjunto com o governo da Alemanha, Instituto Fraunhofer, IEL Nacional, Ufrgs, com apoio do Sebrae, ABDI e Comunidade Européia. O objetivo é incentivar e discutir a inovação que, além de fortalecer a integração entre os dois países, busca contribuir para futuros projetos de cooperação entre empresas brasileiras e alemãs.

Wagner explicou que a tendência atual é incentivar a criação de parcerias. Ele lembrou que a estratégia é criar produtos, serviços, uma nova linha de produto, ou processo, ou melhorar o que já tem. Neste momento, a aproximação com outras empresas poder ser um caminho. "As perspectivas são gestão da inovação, inovação em rede, em produtos e serviços, soluções e novos negócios, produtos ou processos ecologicamente corretos, baixo custo, novos paradigmas de produção e tecnologia de ruptura", afirmou. Conforme Wagner, as parcerias são formas de buscar inovação. "Pegue a sua inteligência, suas idéias e junte-se a outras empresas ou busque nesses locais pessoas que tenham boas idéias e será mais fácil chegar a inovação", aconselhou.

Nesta terça-feira, o seminário será dividido em três temas: Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia e Tecnologia da Produção, com especialistas do Círculo Tecnológico para Executivos do Instituto Fraunhofer (Alemanha). A Semana de Cooperação segue no dia 7, na Faculdade Senai de Tecnologia , quando haverá o Fórum de Inovação, com a apresentação de competências da pesquisa alemã e a estratégia de alta tecnologia e internacionalização do governo da Alemanha. Dia 8 serão realizadas três oficinas: Tecnologia de Informação e Comunicação, na Ufrgs − Campus Central; de Biotecnologia, na Faculdade Senai de Tecnologia; e de Tecnologias de produção, no Centro Tecnológico de Mecatrônica. Mais Informações: (51) 3347-8684

Publicado segunda-feira, 5 de Outubro de 2009 - 0h00