Você está aqui

Utilização dos Recursos de Software “FDM- Field Device Manager” Para Diagnóstico de Válvulas de Controle, na categoria Trabalho de Conclusão de Curso, e Módulo de automação residencial sem fio: solução IoT baseada em ESP8285 e protocolo MQTT, em Unidade Curricular, foram os projetos vencedores do IX Salão de Iniciação Científica da Faculdade Senai de Tecnologia, em Porto Alegre. O evento, realizado na última semana, reuniu 43 trabalhos de alunos, 41 da graduação e dois de pós-graduação.  Os trabalhos foram avaliados por professores e empresas convidadas. Além disso, o evento contou com palestra sobre startups e orientação sobre registro de marcas e patentes. 

O projeto vencedor em TCC é de autoria de João Claiton Gonçalves da Rosa - Pós graduação em Automação Industrial – e tem por objetivo a inclusão de técnicas de diagnóstico preditivo nas válvulas  de controle de uma fábrica de celulose com um parque instalado de mais de 3 mil válvulas. O segundo colocado na categoria foi APP Controle de Climatização, de José Radziuk - Graduação em Sistemas Embarcados. O aluno desenvolveu um aplicativo para celular que se comunica por bluetooth com uma plataforma embarcada para controle de climatização de salas. Com o App foi possível a leitura dos valores  de umidade e temperatura das salas e as alterações de posicionamento dos servo motores para garantir os resultados esperados. Jeferson da Silveira Dutra, graduação em Automação Industrial, é autor do trabalho que ficou em terceiro lugar: Sistema de inspeção de qualidade por processamento Digital de Imagem. O sistema propõe uma automação industrial baseada em técnicas de processamento de imagens para fazer o controle de qualidade nos flanges que são produzidos em uma indústria automotiva. Os testes foram realizados em 30 imagens, das quais 15 eram sem defeito e as outras 15 imagens eram de flanges com problema. O sistema proposto identificou corretamente as 30 imagens, com 100% de assertividade.

O vencedor na categoria Unidade Curricular é de autoria de Jadilo Menezes Mattoso, Luiz Douglas Brandão Guedes e Renato Becker Corrêa, de graduação em Sistemas Embarcados. O sistema embarcado proposto sugere um sistema para automação residencial com baixo custo,  sem necessitar modificações na estrutura da casa e permitindo que lâmpadas, equipamentos de ar condicionado e outros utensilhos domésticos sejam ligados a partir de um dispositivo móvel que comanda uma plataforma que pode ser embutida nas caixas de interruptores e tomadas já existentes. Controle Remoto Baseado em Referência Modulada e Telemetria Veicular para Automodelo Radiocontrolado foi o projeto segundo colocado de Leandro Borba, Márcio Rocha e Francisnei Coli de Lima - Graduação em Sistemas Embarcados. O trabalho propõe o controle  de um carrinho, utilizando transmissor  de aeromodelo + Telemetria.  Com o sistema é possível visualizar a velocidade desejada e a velocidade real no móvel em Rotações por Minuto (RPM), em um browser de internet.  Alex Muniz, Igor Killing, Paulo Fontana, da graduação em Automação Industrial, ficaram em terceiro ligar com o Controlador de Demanda. O projeto apresenta um sistema de controle do consumo em relação a demanda contratada e do Fator de  Potência (índice que mede a eficiência no uso da energia elétrica). O objetivo é proporcionar o controle do custo de energia elétrica. Será possível evitar que o processo consuma mais energia do que o “pacote” contratado e busca manter uma boa eficiência no uso da energia disponível, evitando assim o desperdício.

Publicado Terça-feira, 18 de Junho de 2019 - 16h16