Você está aqui

Alunos do Senai-RS se preparam para Olimpíada do Conhecimento

Belas paisagens ensolaradas compõem a cidade maravilhosa. Mas, para os alunos do Senai, as atenções estarão voltadas para a Olimpíada do Conhecimento 2010, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre 9 e 14 de março. Para eles, sombra e água fresca, só nos intervalos das provas, que englobarão 45 ocupações industriais e três modalidades comerciais e do setor de serviços. Jovens em busca de medalha, reconhecimento profissional e uma vaga no WorldSkills 2011, que acontecerá em Londres, na Inglaterra.

A equipe do Senai-RS, que conta com 42 alunos, vai participar em 35 ocupações e está em fase final de preparação. Na edição anterior, a Olimpíada contou com 533 competidores, 80 mil visitas de alunos da educação básica, 10 mil trabalhadores envolvidos e dois mil participantes em eventos paralelos. Em cinco edições, o torneio já recebeu mais de um milhão de visitantes.

E a sexta edição da Olimpíada do Conhecimento promete ser ainda maior. A expectativa é de mais de 230 mil expectadores circulando nos 571 mil metros quadrados do Riocentro, pois paralelamente ocorrerá o primeiro Worldskills Americas. Inspirado na competição mundial WorldSkills, o torneio atrairá jovens de todo o continente.

O objetivo é trocar experiências entre os países participantes e incentivar a cultura competitiva em mercados ainda em desenvolvimento. E o Senai, por sua experiência na execução e participação em torneios nacionais e internacionais, organizará ambos os eventos. Uma forma de reconhecimento de nossos vizinhos pela competência do Brasil no ensino profissional para o setor industrial

Projetos inovadores − Paralelamente a competição, será realizado o Inova Senai, uma exposição de projetos inovadores, capazes de oferecer soluções para o setor produtivo e para a educação profissional industrial. Dos sete projetos enviados para Brasília pelo Senai-RS, cinco estarão no evento. O Rio Grande do Sul é o segundo Estado com mais projetos expostos.

Publicado quinta-feira, 21 de Janeiro de 2010 - 0h00