Você está aqui

Um robô que verifica a altura do nível da água dos rios e envia uma mensagem para um aplicativo, com o objetivo de auxiliar na prevenção de enchentes no rio Caí, foi desenvolvido por alunos da Escola Sesi de Ensino Médio de Montenegro. O projeto surgiu a partir de um desafio proposto aos alunos, de criar alternativas para melhorar a qualidade de vida da população. O protótipo foi construído com peças de Lego, mas os alunos idealizadores do projeto, João Gabriel Von e Willian de Mello, destacam que um módulo será desenvolvido a partir de materiais como cano de PVC, boia e sensores, que vai reduzir os custos dos instrumentos para aproximadamente R$ 300, o que facilita a utilização em diversos lugares.

A iniciativa foi apresentada à equipe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que esteve na Escola do Sesi na terça-feira (9). O diretor da escola, João José Cunha da Silva, explica que “o robô possibilita a emissão de uma mensagem via rádio para uma central, que poderá informar os órgãos públicos e remover a população ribeirinha antes das enchentes”. Batizado como Alerta! Alerta de Enchente, o trabalho ficou em primeiro lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora – Ensino Médio, entregue em maio deste ano.

Nas Escolas Sesi, o ensino se dá por meio de projetos de pesquisa ativa, estímulo ao desenvolvimento, capacitação, experimentação e preparação para o mundo do trabalho. Uma proposta inovadora, que busca formar cidadãos participantes, capazes de qualificar relações pessoais, sociais e ambientais. Mais informações: https://www.sesirs.org.br/escola-sesi.

Publicado quinta-feira, 11 de Julho de 2019 - 16h16