Audiência pública discute impactos da crise internacional no Estado

Uma audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa reuniu, nesta segunda-feira (1°), entidades públicas e privadas para discutir os impactos da crise mundial na economia do Rio Grande do Sul. O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, falou sobre os reflexos da recessão internacional na indústria gaúcha, que enfrentou o pior mês de outubro dos últimos dez anos, fechando 1,1 mil postos de trabalho. "O ano de 2009 será um grande desafio", comentou o industrial.

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 88% das empresas brasileiras se dizem afetadas pela crise e 71% delas projetam divisões nos investimentos. Parte desde receio se deve a uma projeção do crescimento do PIB chinês para 2009, que deve ficar em 7,5%, o menor dos últimos 19 anos. "O crédito de financiamento às exportações já apresentou uma retração de 57%. Por isso o momento é de cautela", destaca Tigre.

Já o diretor de normas e organização do sistema financeiro do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, ressaltou que o Fundo Monetário Internacional projeta um crescimento do PIB mundial de 2,2% para 2009. "A situação do Brasil merece atenção, mas estamos bem em relação a outros países", afirmou. Para o presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira, "é hora de olhar o mundo e procurar as frestas", disse.

Publicado segunda-feira, 1 de Dezembro de 2008 - 0h00