Aumento nos preços do aço pode atrasar a retomada da economia

Depois de receber manifestações de empresas e Sindicatos sobre a elevação dos preços do aço, que já chega a 100% em alguns casos, considerando abril do ano passado até agora, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, disse que esse aumento poderá atrasar a retomada da economia já afetada drasticamente pela pandemia.

Petry salienta que o aço impacta os custos de diversos segmentos da indústria no Rio Grande do Sul, desde o parque de máquinas agrícolas até bens de capital, autopeças e veículos. “Essa elevação fora de parâmetros ameaça a retomada da economia como um todo, e pode ser um fator inflacionário importante, que o governo precisará administrar”, enfatizou o presidente da FIERGS.

Em 2021, em pouco mais de um mês, o preço do aço de uma usina siderúrgica já teve um reajuste de 30%. A indústria de transformação também é afetada pela falta de insumos no mercado.

Publicado sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2021 - 16h16