Você está aqui

Bancos de Alimentos bate novo recorde de doações

A Campanha “Natal do Bem”, parceria entre a Rede de Bancos de Alimentos da FIERGS, Jornal do Almoço (RBS TV) e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) bateu um novo recorde de doações na sua 7ª edição: 811 toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos para 964 entidades no Rio Grande do Sul. A iniciativa contou, mais uma vez, com a participação de toda a sociedade, formando uma verdadeira corrente de solidariedade para levar alimentos às pessoas mais necessitadas. Neste ano, as doações foram realizadas através do site Doe Alimentos, e os eventos” 1º Drive-Thru” e “3ª Cavalgada do Bem” foram os destaques da Campanha.

Foram 78 dias de campanha (23 de outubro de 2021 a 08 de janeiro de 2022), e mais de 2 mil voluntários envolvidos. O Natal do Bem é hoje a maior campanha de arrecadação dos Bancos de Alimentos no Rio Grande do Sul, e em sete anos já doou 2.933.847 quilos de alimentos, o que representa 8.801.541 refeições.

Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde nesse momento de pandemia, e pensando na segurança de voluntários, doadores e demais envolvidos no “Natal do Bem”, a Campanha teve como foco a arrecadação de alimentos de forma virtual através do site www.doealimentos.com.br, onde a população pode realizar doações com segurança, sem sair de casa. Empresas e Institutos também realizaram doações no site Doe Alimentos e diretamente nas sedes dos 23 Bancos de Alimentos do Estado.

Outras formas de arrecadação ocorreram por meio de eventos, realizados no mês de dezembro. No dia 11, aconteceu o “1º Drive-Thru do Natal do Bem”, envolvendo 17 cidades gaúchas. Em Alegrete, Bagé, Butiá, Cachoeirinha, Canoas, Cruz Alta, Caxias do Sul, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre, a ação foi realizada em formato de Drive-Thru, possibilitando que motoristas e passageiros doassem alimentos não perecíveis em pontos acessíveis de cada cidade. Nas cidades de Bagé, Camaquã, Capão da Canoa, Cruz Alta, Gravataí, Santa Maria, Pelotas, Tramandaí, Venâncio Aires e Viamão, as arrecadações ocorreram em 54 supermercados, ampliando os pontos de doações.

A 3ª Edição das Cavalgadas do Bem aconteceu no dia 18 de dezembro, em 68 cidades gaúchas, angariando 101.920 quilos de alimentos, mais um recorde. Foram 112 grupos de Cavalgadas recebendo alimentos de porta em porta. Os donativos coletados foram destinados às unidades do Banco de Alimentos de todo o Rio Grande do Sul, nas cidades onde a instituição está presente. Nos outros municípios, que não contam com unidades do Banco de Alimentos, as doações foram distribuídas às famílias carentes pelos próprios grupos de cavalgadas.

Resultados da 7ª Edição do Natal do Bem:

  • 811.879kg de alimentos
  • 2.435.637 refeições
  • 54.125 cestas básicas (15kg cada)
  • 54.125 famílias atendidas
  • 216.501 pessoas beneficiadas
Publicado sexta-feira, 14 de Janeiro de 2022 - 16h16