Bolsas de Resíduos abrangem federações

O 2º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos debateu, de quarta a sexta-feira, na FIERGS, a busca de soluções para a destinação final dos excedentes sólidos industriais. Para isso, a CNI lançou, durante o evento, o Sistema Integrado de Bolsas de Resíduos (SIBR), que atenderá cerca de 10 mil empresas do País. A assinatura do termo de cooperaçãoo técnica da FIERGS com a CNI foi realizada nesta nesta sexta-feira, pelo presidente Paulo Tigre, acompanhado do coordenador do Conselho de Cidadania, Jorge Buneder.

Na primeira fase, a iniciativa integrará os sites voltados à comercialização de sobras de processos industriais das Federações de Indústrias do Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná e Pernambuco. As Bolsas de Resíduos são ambientes na internet (www.sibr.com.br) que permitem a compra, a venda, a troca ou a doação de sobras de processos industriais, como sucatas metálicas. A negociação de produtos recicláveis evita o desperdício e reduz o impacto ambiental. "A indústria age com desenvolvimento sustentado", afirmou a gerente de Meio Ambiente da CNI, Grace Dalla Pria.

Além do SIBR, o Rio Grande do Sul será também referência para a América Latina na reciclagem do lixo, graças à implantação, em Novo Hamburgo, do Sistema Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, patrocinado pelo Centro Internacional de Tecnologias Ambientais da Organização das Nações Unidas (Unep). O lançamento oficial ocorreu no 2º Fórum Internacional.

O coordenador do Conselho de Meio Ambiente (Codema) da FIERGS, Torvaldo Antônio Marzolla Filho, representou Paulo Tigre na abertura do fórum, que contou, entre outras autoridades, com o representante da Unep, o indiano Surya Prakash Chandak, o secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado; o secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Garcia; o vereador Beto Moesch; o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa; e o presidente do Banco de Resíduos da FIERGS; Tito Lívio Goron.

Publicado sexta-feira, 10 de Julho de 2009 - 0h00