Canoas recebe unidade de Certificado de Origem para exportadores

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (26), no Centro de Educação Profissional Senai A.J. Renner, de Canoas, o posto avançado da FIERGS para a emissão de Certificado de Origem aos exportadores. A unidade já inicia as atividades com a plataforma de emissão online de documentos e busca aproximar a entidade da comunidade empresarial.

Canoas tem hoje cerca de 1,1 mil empresas potencialmente exportadoras e é a terceira principal cidade do Rio Grande do Sul no ranking de embarques de mercadorias ao exterior, com participação de 8% no total gaúcho. Estes números foram fundamentais para que o Sistema FIERGS instalasse o posto avançado para certificação de origem. "Esta unidade traz consigo o firme propósito de oferecer comodidade, rapidez, consultoria em acordos internacionais e regras de origem, capacitações em comércio exterior, além de apoio no preenchimento dos documentos relacionados", disse o diretor do CIERGS, Zenon Leite Neto.

O Certificado de Origem é o documento que atesta oficialmente a origem da mercadoria de exportação e especifica as normas negociadas e estabelecidas nos acordos comerciais entre países. No âmbito da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e do Mercosul, dentre outros esquemas preferenciais, o documento é essencial para, por exemplo, para acessar as vantagens em alíquotas diferenciadas do imposto de importação vigente para terceiros países.A FIERGS é uma das entidades habilitadas no Brasil para emissão deste documento.

Publicado quinta-feira, 26 de Agosto de 2010 - 0h00