CNI e FIERGS entregam Mérito Industrial a Hugo Domingos Zattera

A CNI e a FIERGS realizam nesta terça-feira, 17 de maio, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, às 19h, a cerimônia de outorga da Ordem do Mérito Industrial da CNI ao empreendedor Hugo Domingos Zattera, presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente da Agrale S.A e de suas subsidiárias. Zattera também é diretor-presidente da Agritech Lavrale e da Fundituba, membro da diretoria de outras empresas do Grupo Stedile, além de vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A Ordem do Mérito Industrial premia lideranças que contribuem para o crescimento do País e o bem-estar da sociedade. Com mais de meio século de existência, a mais alta condecoração da indústria brasileira já foi conferida a personalidades como o ex-presidente da República Juscelino Kubitscheck e os empresários Jorge Gerdau e Antônio Ermírio de Moraes. No ano passado, ela foi entregue ao empresário Clóvis Tramontina, presidente do Conselho de Administração da Tramontina.

Perfil de Hugo Domingos Zattera
O empresário Hugo Domingos Zattera nasceu em 23 de março de 1940, de uma família de agricultores do interior de Caxias do Sul. Filho de Valério Zattera e Augusta Nichele, é graduado em Economia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Seu primeiro emprego regular foi de office boy no antigo Banco Industrial e Comercial do Sul (Sulbanco). Em 1960, ingressou na Kalil Sehbe S.A, importantre indústria de confecções de Caxias do Sul, na qual chefiou a área de Recursos Humanos. Daí assumiu a gerência da Importadora Auto Nordeste, revenda de automóveis e de pequenos tratores da então Agrisa, que posteriormente viraria Agrale.
Vendida a revendedora, fundou com o sogro Francisco Stedile e os cunhados a Lavrale, em 1969, indústria de implementos agrícolas e revendedora de veículos e maquinário, empresa que dirige desde a fundação. Essa empresa teve o nome alterado para Agritech Lavrale S.A.

Em 1996, após participar das negociações que conduziram à reestruturação do Grupo Stedile, assumiu a superintendência da Agrale S.A, conduzindo o processo de recuperação e expansão da companhia, além da reestruturação e ampliação das linhas de produtos.

Publicado Terça-feira, 10 de Maio de 2016 - 16h16