Como as empresas podem se proteger das incertezas cambiais

Representantes de empresas de exportação e importação assistiram na FIERGS, nesta terça-feira (dia 8), à palestra "Perspectivas Econômicas: como se proteger das oscilações cambiais". O evento foi promovido pelo Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex), e contou com as participações do analista chefe da XP Investimentos, Rossano Oltramari; e do responsável pela mesa de BM&F da POA Investimentos, Paulo Chiarelli. O coordenador do Concex, Cezar Müller, participou do evento.

Oltramari apresentou o painel "Perspectivas Econômicas e Aspectos Cambiais". Segundo ele, ocorreu uma grande "mudança de paradigma" no mundo a partir da turbulência internacional de 2008. "O motor da economia mundial hoje são os países emergentes, responsáveis por 80% do crescimento mundial", destacou. "Os emergentes devem manter o ritmo aquecido. Durante a crise, foram esses países que sustentaram grande parte da demanda".

O analista chefe da XP exaltou a situação do Brasil, cujo PIB cresceu 9% nos primeiros três meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2009. Para 2010, a perspectiva é de que o PIB do País aumente 6,6%. Expressou, porém, preocupação com a situação de países europeus, ressaltando o caso da Espanha, cuja taxa de desemprego já ultrapassa 20%.

Chiarelli falou sobre "Hedge Cambial e suas aplicações". Salientou a importância desta estratégia para empresas que desejam se tornar competitivas e não serem afetadas pelas oscilações do mercado. "É para proteger, não para especular", afirmou. O hedge permite fixar um preço de venda ou compra. Através dos contratos futuros e opções, negociados nas bolsas, é possível vender ou comprar antecipadamente um produto. Isso significa que uma empresa, ao comprar um contrato de dólar futuro, assegura que, em 30 dias, por exemplo, poderá dispor desta quantia pela cotação de quando fechou o contrato, mesmo que o dólar oscile neste período.

Chiarelli explicou que o hedge de compra é utilizado por importadores que se comprometeram a adquirir uma mercadoria em data futura e estão preocupados que o preço do dólar possa subir no período. O hedge de venda é para exportadores que vendam em dólar e são afetados caso o preço da moeda caia.

Publicado Terça-feira, 8 de Junho de 2010 - 0h00