Confiança dos industriais gaúchos é recorde

A confiança do industrial gaúcho com as economias brasileira e estadual, e com a sua empresa, é a maior desde 2005, segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), divulgada nesta terça-feira (15). "O elevado otimismo representa uma forte expansão da indústria nos próximos meses e é um indicativo de que os investimentos devem ser retomados, aumentando a produção e o emprego", afirmou o presidente da entidade, Paulo Tigre.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial no Rio Grande do Sul (ICEI-RS) de fevereiro de 2010, que mede mensalmente a situação atual da economia e dos negócios, além das expectativas futuras, alcançou 67 pontos, 22 acima do registrado no mesmo período de 2009, quando obteve seu nível mais baixo com a crise mundial. O indicador varia de 0 a 100 pontos, e acima de 50 significa otimismo.

A avaliação das condições atuais foi recorde com 61,6 pontos, refletindo a opinião dos industriais sobre a economia brasileira (62,9), gaúcha (60) e a empresa (61). Em relação às expectativas para os próximos seis meses, o otimismo cresce ainda mais, atingindo 70,3 pontos, o mesmo resultado verificado em janeiro.

Na projeção para os próximos seis meses, os industriais estão confiantes com os cenários econômicos brasileiro (67 pontos) e estadual (65 pontos), bem como para a sua empresa (72 pontos). "Isso evidencia a continuidade de recuperação da atividade industrial num futuro próximo, de forma mais intensa. Essa retomada deverá vir principalmente do mercado interno", avalia Tigre.

O otimismo dos empresários industriais gaúchos não aparece apenas no indicador de confiança ICEI-RS, mas também é reforçado pelos resultados da Sondagem Industrial do mês de fevereiro. No segundo levantamento, a expectativa da demanda foi a mais alta desde abril de 2007 e registrou 67 pontos, contra 64 em janeiro. Também há expectativa de crescimento, ainda que pequeno, das exportações (53 pontos).

Publicado Terça-feira, 16 de Março de 2010 - 0h00