Você está aqui

Congresso Internacional de Inovação apresentará cases de todo o mundo

Além de especialistas, o 4º Congresso Internacional de Inovação, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, trará exemplos de inovação. A metodologia One Laptop Per Child, que, mesmo em regiões mais remotas do globo, proporcionar às crianças uma oportunidade de desenvolver seu próprio potencial por meio de um laptop; ou o Samba Tech, no qual soluções de gerenciamento e distribuição de conteúdos são desenvolvidas para qualquer um que tenha vídeos e queira se comunicar através deles com seu público na internet são alguns cases que serão apresentados durante o evento. Promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do IEL-RS, Sesi-RS, Senai-RS e Conselho de Inovação e Tecnologia da entidade, o já tradicional congresso vai discutir, este ano, os principais desafios para a inovação nos países emergentes. O evento tem apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ABDI, Banco do Brasil, Sebrae-RS, Petrobras e BNDES.

Outra novidade que estará no congresso é a Enviu, um projeto singular que tem em suas características a criação de oportunidades de negócios sustentáveis com o objetivo de ajudar a resolver as grandes questões sociais e ambientais. Dentro de várias inovações importantes pode ser citada a "balada sustentável" que utiliza o movimento gerado pela dança das pessoas para transformá-lo em energia elétrica. A Enviu será apresentada por um de seus criadores, o holandês Stef Van Dongen. Do Rio Grande do Sul virá a Neoprospecta, empresa de biotecnologia que ganhou o Prêmio Ibero-americano de Inovação e Empreendedorismo com o projeto "Prospecção Metagenômica da Biodiversidade Microbiana Brasileira" em 2011, e o Prêmio Santander de Empreendedorismo em 2010, na categoria Biotecnologia e Saúde. Estes são apenas alguns exemplos dos muitos que serão apresentados durante o 4º Congresso Internacional de Inovação, cujas inscrições podem ser feitas pelo site www.fiergs.org.br/inovacao.

No último dia do evento, a Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) promoverá a entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho, com o objetivo de destacar profissionais das áreas científicas e tecnológicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.

Publicado quinta-feira, 3 de Novembro de 2011 - 0h00