A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS – repudia com veemência as invasões dos prédios dos três Poderes da República ocorridas, ontem (8 de janeiro de 2023), no Distrito Federal. A entidade, na sua história de 85 anos, vem promovendo a democracia e a livre iniciativa como regimes indissociáveis.

Portanto, as invasões do patrimônio público, assim como de propriedades privadas, sempre foram condenadas pela FIERGS, cuja sede, em Porto Alegre, já sofreu esta violência na década de 90, sendo os responsáveis condenados à indenização.

Entendemos, assim, que em respeito à consolidada democracia brasileira, ações desse tipo devem ser reprimidas com rigor, desde a sua origem.

Se quisermos um País justo e próspero, não devemos admitir toda e qualquer invasão, inclusive aqueles atos que podem fragilizar a separação dos Poderes Constituídos, bem como as invasões de prerrogativas parlamentares e da liberdade de expressão em conformidade com os preceitos constitucionais, que são os alicerces da cidadania.

Os episódios lamentáveis que assistimos e suas consequentes punições exemplares devem servir de lição para que o Brasil ingresse em um ciclo de pacificação nacional, pois só haverá desenvolvimento com ordem e devoção às instituições democráticas.

Rio Grande do Sul, janeiro de 2023.
Gilberto Porcello Petry, presidente.

Publicado segunda-feira, 9 de Janeiro de 2023 - 12h12