Desempenho da Indústria cresce 9,4% em agosto

Pesquisa da FIERGS aponta elevação nas vendas e compras

O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), medido pela FIERGS, cresceu 9,4% em agosto, comparado ao mesmo período de 2006, e com o melhor resultado deste ano. As vendas e as compras foram os principais fatores positivos, com aumento de 24% e 9,1% respectivamente. Este crescimento elevou a atividade do setor fabril em 2007 para 5,5%, contra o valor negativo de 11,5% no ano passado. No entanto, para alcançar o mesmo nível de 2004, precisaria ter crescido 19% nos primeiros oito meses de 2007. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (3) pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Tigre. Segundo o industrial, os aspectos determinantes para esse dinamismo são as exportações, o fortalecimento do mercado interno e a safra agrícola.

No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o bom desempenho desse indicador está vinculado diretamente às variáveis associadas à produção: vendas (10%) e compras (8,5%). A Utilização da Capacidade Instalada teve um aumento de 3,9%. Os setores que mais contribuíram para a expansão foram Máquinas e Equipamentos (19,3%), Veículos Automotores (13,4%) e Produtos de Metal (8%). Apresentaram resultados negativos Material Elétrico (-7,7%) e Edição e Impressão

(-7,4%).

O Índice de Difusão de Vendas chegou a 68% nos primeiros oito meses. "Este indicador mostra que os resultados apontados pela pesquisa estão ocorrendo de forma disseminada entre as indústrias e não ficaram concentrados em poucas delas", explica Tigre. A proporção de empresas com variação positiva é a maior desde 2003 e reforça a perspectiva de recuperação.

As variáveis ligadas ao mercado de trabalho foram mais tímidas: pessoal empregado teve um aumento de apenas 1,2% enquanto a remuneração atingiu 3,7%, de janeiro a agosto. "Os segmentos com maior empregabilidade no Estado, como móveis, couro e calçados, passam por dificuldades devido ao câmbio e vêm diminuindo sistematicamente as contratações e impedindo que o Índice de Desempenho Industrial seja maior", argumenta Tigre. Os setores que mais contrataram em 2007 foram Máquinas e Equipamentos (8,6%), Veículos Automotores (5,1%) e Produtos de Metal (3,4%).

Publicado quarta-feira, 3 de Outubro de 2007 - 0h00