Educação é fundamental para inovar

Ao abrir o 3º Congresso Internacional de Inovação, nesta quarta-feira, o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, também representando o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, ressaltou a importância da inovação para a competitividade. Segundo ele, inovação precisa ter geração de valor. Sem isto, seria apenas mudar por mudar. "Valor agregado é a medida da inovação", disse ele, ressaltando que "nessa condição, há um elemento primordial para que a nossa sociedade seja inovadora. Este elemento é a educação. E educar é transformar", disse o industrial em seu discurso durante a cerimônia. O evento é uma promoção do Sistema FIERGS, por meio do IEL-RS, Sesi-RS e Senai-RS.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, representando a governadora Yeda Crusius, citou que a boa relação entre os setores público e privado foi fundamental para que o Rio Grande do Sul criasse uma das mais modernas legislações sobre inovação do Brasil. "Isto mostra que já há no Estado um ambiente para a inovação. Agora, precisamos ampliar a interação entre o governo e as universidades", defendeu ele.

O presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, também visitou a mostra Indústria de Idéias, com 24 trabalhos inovadores e tecnológicos do Senai, produzidos por técnicos, docentes, alunos e empresas parceiras, selecionados entre os melhores do Brasil e do Estado do RS. A exposição está ocorrendo no estacionamento do Teatro do Sesi, em Porto Alegre, e integra a programação do 3º Congresso Internacional de Inovação. Entre os projetos selecionados, há alguns do Edital Sesi Senai de Inovação, além de trabalhos de conclusão de curso dos alunos das unidades gaúchas. "Todos os conceitos discutidos lá dentro, têm aqui um espelho prático. São jovens que buscam inovações e soluções para o cotidiano", salientou o presidente Tigre.

Tom Kelley

Na plenária "Estratégias para reforçar a criatividade e criar uma cultura de inovação", o diretor executivo da IDEO, consultoria norte-americana especializada em design, Tom Kelley, lembrou quando teve consciência da importância da inovação na sua vida ainda durante a infância na cidade de Akron, em Ohio (EUA), que era conhecida como a capital da borracha e produzia 100% do pneu do país. "Até que veio a concorrência, surgiram os pneus radiais e a cidade perdeu seu espaço. Quando eu completei 18 anos, minha Akron não produzia mais pneus. A cidade perdeu empregos e aprendi a necessidade de inovar desde essa época", relembra Kelley, destacando que as empresas da cidade ficaram na zona de conforto.

Kelley também abordou os dez papéis essenciais para a inovação apresentados em seu livro "As Dez Faces da Inovação" e destacou duas características fundamentais: o antropólogo e o arquiteto de experiência. A primeira mostra a necessidade de observar o comportamento humano para a criação de novos produtos e serviços. "O antropólogo participa do processo de "veda ju" (deja vu invertido), que é o de observar situações corriqueiras no dia a dia com olhar diferenciado, em busca de novas soluções", explica. A característica do arquiteto da experiência é basear-se na experiência do consumidor, na sua jornada. "Quem consegue entender, promover fazer o cliente sentir-se bem melhor que seus concorrentes, terá ganho de mercado", finaliza Kelley.

O 3º Congresso Internacional de Inovação prossegue nesta quinta-feira (18). A programação completa pode ser acessada no site www.fiergs.org.br/inovacao/2010.

Publicado quarta-feira, 17 de Novembro de 2010 - 0h00