Empresários debatem moeda local entre Brasil e Argentina

Empresários e representantes de entidades ligadas ao setor de exportação e importação no Estado abordaram, nesta terça-feira (dia 4), o SML − Sistema de Pagamentos em Moeda Local entre Brasil e Argentina. O seminário, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, por meio do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex), foi realizado na sede da FIERGS. Instituído no início de outubro, o acordo possibilita a liquidação das operações comerciais entre os dois países em suas respectivas moedas, eliminando a utilização do dólar nas transações de comércio internacional. "O Rio Grande do Sul, especialmente, tem grande interesse em compreender o funcionamento do Sistema, porque é um mecanismo que pode melhorar o comércio entre as duas principais economias do Mercosul", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, na abertura do evento.

O chefe do Departamento da Dívida Externa e Relações Internacionais do Banco Central do Brasil, Ronaldo Malagoni de Almeida Cavalcante, explicou que o objetivo do SML é facilitar o procedimento de importação e exportação entre os dois países. A gerente principal de Acordos Internacionais do Banco Central da Argentina, Cristina Pasin, destacou os benefícios para quem aderir ao modelo, o que não é obrigatório. Entre eles, a construção de um sistema de pagamento transfronteiriço, "elemento fundamental na integração financeira entre os dois países"; e o aumento na transparência nas relações comerciais e da liquidez de mercado para o real e o peso. A "taxa de câmbio" da SML será publicada diariamente pelos Bancos Centrais dos dois países.

No ano passado, 5,3 mil empresas brasileiras importaram produtos da Argentina, e 5,79 mil venderam para o país vizinho. Foram 3 mil produtos argentinos importados e 4,6 mil brasileiros exportados. Em 2007, o comércio entre Brasil e Argentina atingiu US$ 24,8 bilhões. O Rio Grande do Sul respondeu por 18,2% deste total.

Publicado Terça-feira, 4 de Novembro de 2008 - 0h00