Empresas podem aderir à campanha de vacinação do Sesi-RS até o dia 30

O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS) ampliou seu prazo de adesão à campanha de vacinação 2015, que este ano deve alcançar  250 mil trabalhadores da indústria em 2015. As indústrias interessadas em participar da campanha devem aderir à campanha pelo site www.campanhadagripe.com.br até o dia 30 de junho. O objetivo da iniciativa é promover a saúde e a qualidade de vida do trabalhador da indústria, reduzindo o afastamento do trabalho e contribuindo para o aumento da produtividade da indústria gaúcha. A ação integra o Programa de Promoção da Segurança e Qualidade de Vida do Trabalhador da Indústria, com atividades voltadas à promoção da saúde.

A vacina disponibilizada é a trivalente, ou seja, uma única dose contra a Influenza Sazonal (gripe comum da estação) e Influenza - H1N1(Gripe A), conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a temporada 2014 no Hemisfério Sul, no valor de R$ 16,00, incluindo a vacina e a aplicação nas dependências da empresa.

A aplicação já está acontecendo e as indústrias recebem orientações sobre a campanha e os efeitos da vacina, além de um estudo completo que avaliará a redução dos casos de afastamento do trabalho por causa da doença, e se houve diminuição de custos por afastamentos pela doença. Em 2014, o Sesi-RS imunizou 206 mil trabalhadores e 12 mil dependentes de 1.973 indústrias.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe comum ataca entre 5% e 15% da população mundial e causa 500 mil mortes por ano. O ciclo do vírus dura de 7 a 14 dias. A Influenza ou Gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. Ocorre mundialmente e manifesta-se durante o ano todo, com sazonalidade no final do outono e durante o inverno. O contágio direto ocorre principalmente por meio das secreções das vias respiratórias de pessoa infectada ao falar, tossir ou espirrar. O contágio indireto ocorre por meio das mãos, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, levando o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos. A contaminação pelo vírus Influenza e o grande número de pessoas atingidas em curto período de tempo, colocam a gripe entre as doenças infecciosas de maior impacto negativo para as famílias, a sociedade e a economia. Dessa forma, a melhor forma de prevenção é através da vacinação anual.

Publicado Terça-feira, 2 de Junho de 2015 - 9h09