A entrega de 300 kits de robótica educacional para a rede municipal de ensino de Panambi, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (7), no Centro de Atividades do Serviço Social da Indústria na cidade, consolida o trabalho realizado pelo Sesi na região. O ato é uma nova etapa da iniciativa que começou a ser realizada em 2018, a partir de uma demanda de industriais da região, por meio da Associação Comercial e Industrial de Panambi (ACI) e da Secretaria de Educação e Cultura do Município, que formaram um grupo de articulação em busca da transformação na educação e contaram com a assessoria do Sesi em todo o processo.
A procura pela instituição ocorreu depois de os industriais da cidade conhecerem a proposta metodológica das Escolas Sesi de Ensino Médio. “Essa etapa representa a concretização de um projeto que nasceu há sete anos, com a construção de um modelo inovador de educação, que emergiu primeiramente nas Escolas de Ensino Médio do Sesi. Os resultados alcançados demonstraram que o projeto poderia seguir o seu objetivo principal, que era replicar para outras escolas este modelo, baseado fortemente no uso de ferramentas tecnológicas que aproximam professores e alunos na construção de soluções para problemas reais”, explica o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo. “Panambi foi o grande piloto deste processo e a entrega dos kits de robótica é uma etapa importante na formação dos professores, que, a partir de agora, estarão aptos a aplicar os aprendizados nas salas de aula das escolas do município”, completa.
Nesse período, houve diversas etapas: a construção do Referencial Curricular do município, capacitação dos professores em relação a abordagem metodológica, com oficinas focadas no uso de tecnologias e na robótica educacional, e ainda as semanas pedagógicas. “O objetivo é formar cada vez mais os alunos, desde a base, para o desenvolvimento do município, o que é importante para a indústria e também para as pessoas, que poderão conseguir empregos melhores se estiverem bem preparadas”, relata Angelin Adams, CEO da Bruning, uma das indústrias apoiadoras do projeto, que também conta com a participação de Kepler Weber, Saur Equipamentos, Tromink e Focknink.