Escolas do Estado apresentam projetos para melhorar a qualidade da educação

"A educação de qualidade não deve ser pautada exclusivamente no resultado, pois dessa forma estará formando o homem no sentido utilitário, e não no sentido integral. Esse conceito deve ter como objetivo a formação para a vida". A afirmação é da educadora Vânia Rego, que trabalha com treinamento de professores na Secretaria de Educação do Distrito Federal, e que falou sobre "Educação Integral − Direito à Intelectualidade, à Cidadania, ao Mundo do Trabalho, à Vida" na Mostra de Boas Práticas do Programa Consultoria para Educação de Qualidade, desenvolvido pelo Sesi-RS, integrante do Sistema FIERGS. O programa tem busca reverter indicadores negativos de educação, entre eles aprendizagem, reprovação, evasão e defasagem idade-série. Colocado em prática em 312 instituições de ensino do Estado, atingindo cerca de 80 mil alunos e 6 mil professores, os resultados foram apresentados em uma mostra com 17 turmas na tarde desta sexta-feira (5), na sede da FIERGS.

O superintendente regional do Sesi-RS, Edison Lisboa, afirmou na abertura do evento que "a educação pode contribuir significativamente para o avanço da indústria. O conhecimento de cada um faz com que possamos nos reorganizar para atingir com plenitude os melhores resultados. Não é o desafio de uma entidade, de uma prefeitura, do Estado, mas de toda uma sociedade" destacou. O programa, que está sendo implantado em outros Estados pela Rede Sesi de Educação, visa ao desenvolvimento da sociedade através da educação.

O programa atingiu escolas da rede estadual de ensino e municipal de Parobé, Santana do Livramento e Quaraí, e teve a metodologia desenvolvida pelo Sesi-RS, integrando o Programa Educação para Nova Indústria, lançado nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria. Participaram os municípios que apresentaram os menores resultados do Índice de Desenvolvimento Humano. Cada escola ganhou, em média, dois gestores capacitados, em 160 cidades.

Publicado sexta-feira, 5 de Dezembro de 2008 - 0h00