Você está aqui

Evento debate a inovação na Nova Economia

Terceira edição do congresso, no Teatro do Sesi, debaterá

o tema com a presença de especialistas de vários países

Palestrantes do Brasil e do mundo estão confirmados no 3º Congresso Internacional de Inovação, que ocorre nos dias 17 e 18 de novembro, no Teatro do Sesi, sob o tema A inovação no centro da Nova Economia. Promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do IEL-RS, Sesi-RS e Senai-RS, o Congresso vem se consolidando no calendário de eventos do Rio Grande do Sul no debate e reflexão sobre a inovação e suas aplicações. O evento faz parte das ações da entidade para fortalecer a indústria, contribuindo para tornar o Estado e o Brasil cada vez mais inovadores e capazes de adicionar valor por meio da inovação tecnológica e organizacional.

A exemplo das edições anteriores será uma oportunidade para ter acesso ao conhecimento de especialistas de renome nacional e internacional do Brasil, Estados Unidos, Suécia, Reino Unido, Alemanha, Coreia do Sul, Canadá e Noruega. Eles participam de sete painéis e quatro seções plenárias sobre assuntos como economia de baixo carbono, educação para a inovação, redes sociais, semicondutores, indústria naval e operações offshore, além da inovação social.

Na lista de participantes está o norte-americano Tom Kelley, diretor executivo da IDEO, consultoria especializada em design e desenvolvimento de produtos. Com sede no berço tecnológico dos Estados Unidos, o Vale do Silício, a IDEO é reconhecida como uma das mais inovadoras empresas daquele país, com o desenvolvimento de centenas de serviços e produtos inéditos, como o mouse da Apple e o Palm V. Ele estará na plenária Gestão da Inovação. O professor inglês Richard Gerver, que foi conselheiro para política de educação do governo Tony Blair, abordará o tema educação para a nova economia. O objetivo é demonstrar a importância do desenvolvimento de capital humano para a nova economia, por meio da geração de ideias e conhecimento que, por sua vez, resultam em novas tecnologias, produtos e serviços. Sobre inovação social, uma das participantes é Andrea Coleman líder para projetos internacionais da Young Foundation, centro de inovação social em Londres.

Entre os brasileiros está Carolina Dubeux, pesquisadora sênior do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas − Centro Clima/COPPE, da UFRJ, para o painel "Economia de Baixo Carbono". Carolina é uma das responsáveis pelo Estudo Econômico das Mudanças Climáticas no Brasil, desenvolvido em parceria com Sérgio Margulis, do Banco Mundial. A pesquisa mostra que, caso nada seja feito para reverter os impactos das mudanças climáticas, o Brasil corre risco de registrar perdas de até R$ 3,6 trilhões na economia em 2050. As redes sociais serão outro assunto em pauta um dos palestrantes será Mario Costa, brand manager da IBM Lotus no Brasil, que falará sobre redes sociais corporativas. Para conhecer a lista completa de palestrantes, programação e inscrições podem ser acessados pelo hotsite www.fiergs.org.br/inovacao. Ao final do evento, será lançada a Carta do 3º Congresso Internacional de Inovação. O documento será estruturado com base nas ideias debatidas durante os dois dias.

Publicado segunda-feira, 18 de Outubro de 2010 - 0h00