Evento na FIERGS debate o cenário político, eleições e desafios do Brasil

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Conselho de Articulação Parlamentar (Coap) e da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), realizou o evento “Coap Debates: Contexto político, eleições e desafios do Brasil”. A palestra foi do cientista político e professor do Insper, Fernando Schüler. O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, abriu o evento, que ocorreu em formato híbrido, na quinta-feira, com participantes na sede da FIERGS e on-line.

Schüler destacou aqueles que considera os principais desafios estruturais do Brasil hoje: a maior carga tributária da América Latina; 13,2% do PIB gasto com o funcionalismo público – índices maiores que o da Alemanha e da França. Incluiu, ainda, o Judiciário mais caro do mundo, entre as grandes democracias; o Legislativo mais caro, relativamente à renda média; o 133o lugar no ranking de liberdade econômica, e índices de educação, com o País ocupando o 63o lugar no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). “Temos muitos problemas estruturais, mas, no curto prazo, o País deu uma virada impressionante, por muitas razões, como o controle de caixa bem feito, soube reduzir o quantitativo de funcionários públicos pela primeira vez, desde os anos 90”, exemplificou Schüler.

O cientista político também abordou avanços do País ao longo dos últimos anos, incluindo o Teto de Gastos, Reforma da Previdência, Lei da Liberdade Econômica, Modernização das Leis Trabalhistas, Lei da Terceirização, Marco do Saneamento e das Ferrovias, autonomia do Banco Central e o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), entre outros. “Hoje, somos o melhor ambiente para PPPs da América Latina”, ressaltou. Outro dado destacado por ele foi o índice de desemprego, que chegou a 15,3% no auge da pandemia de coronavírus e atualmente está próximo de 9%. “Recuperamos mais de 5 milhões de empregos já na saída da pandemia”, relembrou.

Ao final da palestra, representantes de indústrias e de Sindicatos Industriais puderam fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre o contexto político atual e futuro do Brasil. O Coap Debates teve a condução do coordenador do Conselho de Articulação Parlamentar, Cláudio Bier.

Publicado sexta-feira, 23 de Setembro de 2022 - 14h14