Aproximar profissionais com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS do setor produtivo foi o objetivo do Dia D, realizado nacionalmente pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (29). No Rio Grande do Sul, a iniciativa foi executada pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). “O Ministério do Trabalho quer aprimorar as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. O que acontece hoje aqui é um exemplo concreto. As ferramentas e as tecnologias já disponíveis para o cidadão como o portal Emprega Brasil e o aplicativo Sine Fácil também são medidas fundamentais para aproximar esse público, que precisa de um atendimento especial”, avaliou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, na abertura do evento em Porto Alegre. Ele também ressaltou a importância da atenção do setor produtivo para o tema da inclusão. “Não há emprego se o setor produtivo não disponibilizar vagas, por isso, o apoio da FIERGS a esse movimento é um ato concreto e fundamental na inclusão desses profissionais”.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, declarou que em todos os seus posicionamentos a FIERGS defende e exige essa visão realista da economia e da sociedade. “É assim que vemos a inserção profissional das pessoas com deficiência, as empresas têm todo o interesse em atender às políticas que existem a esse respeito. Para isto, contamos com a necessária visão realista das autoridades sobre as organizações produtivas, e que tais medidas de inserção sejam evolutivas e flexíveis, a fim de não causarem distorções por alguma rigidez baseada em teorias e não na prática empresarial”, afirmou.

Quase 1,8 mil vagas foram oferecidas no Estado, além de atividades de orientação profissional e previdenciária. “No Dia D, esse público foi atendido com exclusividade. Em 2016, eram apenas 874 postos. Esse aumento significativo denota o trabalho sério e transparente em prol dos trabalhadores”, explicou o diretor-presidente da FGTAS, Gilberto Baldasso. Ao todo, 103 empresas e 95 instituições parceiras estiveram presentes nas unidades gaúchas.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado sexta-feira, 29 de Setembro de 2017 - 16h16