FIERGS desenvolve projeto Eco Parque

O empreendimento Eco Parque Industrial, na cidade de Candiota, na Metade Sul do Estado, foi apresentado em reunião na FIERGS, nesta quinta-feira. O trabalho é desenvolvido pela Federação, por meio do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL) e do Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas (Ceta). Um dos projetos que integrará o parque é de gaseificação, com previsão inicial de gerar 10 MW de energia. "O Eco Parque, a partir de concepção de sustentabilidade da ONU, representa uma radical evolução dos distritos industriais no País", afirmou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, lembrando as oportunidades geradas pelo carvão mineral disponível na região.

Já escolha de Candiota aconteceu, justamente, por conta de a cidade abrigar as maiores jazidas de carvão no Estado, além do incentivo ao crescimento industrial da Metade Sul, a proximidade do Porto de Rio Grande, sediar universidades regionais e a cultura local dedicada ao carvão mineral. A ideia é criar um espaço empresarial onde o fator econômico seja conjugado com o ambiental, por meio da integração das várias indústrias, possibilitando a partilha de recursos, sejam matéria-prima, econômica ou ambiental.

Publicado quinta-feira, 15 de Agosto de 2013 - 0h00