A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), anunciou recentemente a lista de sindicatos industriais filiados à Federação, que tiveram seus projetos selecionados para participar do Programa de Apoio a Projetos Sindicais (Prosind). A iniciativa, que está em sua segunda edição, tem o objetivo de disponibilizar recursos para a execução de ações que contribuam para o fortalecimento da atuação, que fomentem o associativismo e, consequentemente, aumentem a representatividade do setor industrial gaúcho.
Os 50 projetos de 56 sindicatos inscritos nesta edição receberão aportes para seu desenvolvimento. Inicialmente, seria um número menor de selecionados, mas diante da qualidade e diversidade das ideias apresentadas e em sintonia com as diretrizes da nova gestão da FIERGS, em seus pilares de Competitividade, Inovação, Retenção de Talentos e Reconstrução da Indústria, o presidente Claudio Bier optou por aumentar os recursos destinados ao Prosind, contemplando todos os inscritos. Serão mais de R$ 3,8 milhões destinados às iniciativas.
A edição anterior do programa ocorreu em parceria com o Sebrae e beneficiou 24 projetos. A versão 2024 é encabeçada unicamente pela FIERGS.