FIERGS e Sebrae-RS assinam convênio que destinará R$ 1,2 milhão para projetos de sindicatos industriais

Os Sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) terão cerca de R$ 1,2 milhão para o desenvolvimento de projetos por meio do “Convênio FIERGS e Sebrae-RS Programa de Apoio a Projetos Sindicais”, firmado entre as duas entidades. A assinatura ocorreu durante a Reunião de Diretorias FIERGS/CIERGS, nesta terça-feira (22). “O objetivo desse convênio é disponibilizar recursos para projetos que fortaleçam a atuação dos Sindicatos junto às indústrias gaúchas”, destacou o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

A iniciativa visa estimular que os Sindicatos empresariais associados à Federação apresentem propostas que contribuam para a melhoria de processos, aumento da competitividade e acesso a mercados, beneficiando as indústrias representadas. Outro papel é fortalecer a atuação dos Sindicatos junto à sua base de associados, ao promover um ambiente de negócios mais favorável à competitividade. “Essa parceria que consolidamos hoje é um pedido que o presidente Petry fez desde o início da gestão, de aproximar o Sebrae-RS das pequenas e médias indústrias. Estamos assinando esse convênio com a FIERGS, pelo qual o Sebrae-RS vai aportar R$ 1 milhão para ações das associadas dos Sindicatos filiados da Casa, para que possam desenvolver iniciativas de melhoria da performance das indústrias”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae-RS, André Vanoni de Godoy, durante a assinatura, que também contou com a participação do diretor de Administração e Finanças, Marco Aurélio Paradeda, e o diretor-técnico, Ayrton Pinto Ramos.

O vice-presidente da FIERGS e coordenador da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), Gilberto Ribeiro, apresentou o Convênio aos participantes da Reunião de Diretorias. Cada Sindicato poderá inscrever um projeto, que beneficie, pelo menos, 10 micro e/ou pequenas empresas. Serão aprovados 15 deles no total, sendo 12 de R$ 70 mil (sem contrapartida do Sindicato) e três de R$ 150 mil – com contrapartida do Sindicato de 20% (R$ 30 mil). Há cinco eixos nos quais os projetos podem se enquadrar: capacitações, consultorias, feiras e missões técnicas nacionais, desenvolvimento de software e melhorias de equipamentos (este com recursos limitados).

O lançamento oficial, com a divulgação do regulamento, ocorrerá no dia 4 de abril de 2022, durante a primeira Reunião Sindical do ano. A data final de apresentação das propostas pelos Sindicatos será em 31 de maio de 2022. “O Sindicato que tiver interesse também poderá contar com a ajuda de um profissional contratado pela Unisind, para elaborar o projeto”, informou Ribeiro.

Publicado quarta-feira, 23 de Março de 2022 - 16h16