FIERGS entrega ao governo do Estado plano de diretrizes da indústria oceânica

As "Diretrizes Básicas para o Plano de Desenvolvimento da Indústria Oceânica no Rio Grande do Sul" foram entregues pelo presidente da FIERGS, Heitor José Müller, ao governador Tarso Genro, durante o lançamento do Polo Naval do Jacuí. "O objetivo principal é propor indicadores para um plano diretor da indústria offshore no território estadual, de tal maneira que possa abranger o maior número possível de municípios, com vistas a uma expansão ordenada do setor", explicou Müller, destacando que o trabalho foi elaborado com o apoio da Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav).

Entre os itens contemplados no relatório estão a demanda com a sua caracterização e a contextualização do setor, trazendo informações sobre os possíveis produtos a serem desenvolvidos. Também foram pesquisados dados socioeconômicos e de infraestrutura, levando em conta os municípios localizados ao longo da hidrovia e aqueles com facilidade de adequação para posterior desenvolvimento da cadeia produtiva.

Um "mapa hidroviário" foi construído com o objetivo de apresentar toda a hidrovia que pode ser alvo do setor, com seus calados e limitadores de usos, como eclusas, pontes, entre outros. Os dados resultaram em uma matriz matemática para a classificação dos municípios de acordo com as suas potencialidades, originando um ranking de identificação da viabilidade e das condições locais de abrigar estaleiros de grande, médio e pequeno porte, além de subfornecedores. Paralelamente, ocorreu uma pesquisa do tipo survey junto aos municípios, através de um questionário estruturado, para identificar a oferta de áreas disponíveis, distritos industriais, e incentivos para o setor.

E, como conclusão, foram ordenadas as principais diretrizes a serem seguidas no plano diretor da indústria offshore do Rio Grande do Sul, assim como os gargalos que devem ser enfrentados. "Entendemos que, nos próximos anos, o polo naval deverá alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, tanto através das indústrias já estabelecidas no Estado, quanto pela atração de empresas nacionais e internacionais", afirmou o presidente da FIERGS.

Publicado Terça-feira, 21 de Agosto de 2012 - 0h00