Finep apresenta edital com R$ 450 milhões para projetos de empresas

Inovação é pré-requisito

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) apresentou dia 12 de setembro, em evento na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, o Programa de Subvenção Econômica à Inovação 2007, cuja divulgação é realizada em parceria com o Sistema FIERGS, através do Instituto Euvaldo Lodi (Iel-RS), que também apóia as empresas, e o Sebrae-RS. As empresas poderão enviar propostas, por meio eletrônico, até 24 de setembro e vão contar com R$ 450 milhões em recursos não reembolsáveis para serem utilizados nos próximos três anos. O edital foi apresentado pelo coordenador da área de Promoção Institucional da Finep para a Região Sul, Alexandre Cabral, que fez a divulgação também no Interior do Estado.

O edital 01/2007 tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de processos e produtos inovadores em empresas brasileiras, por meio de subvenção econômica. Os projetos serão selecionados em duas fases. O resultado da primeira etapa sairá em 1º de outubro. As empresas escolhidas irão apresentar suas propostas detalhadas na segunda etapa, até o dia 22 de outubro.

A Finep definiu cinco áreas prioritárias para o programa. As quatro primeiras receberão cada uma R$ 100 milhões e beneficiarão propostas de tecnologias da informação e comunicação, nanotecnologia, biodioversidade, biotecnologia, saúde, programas estratégicos, biocombustíveis e energia. A última área, que ficará com o menor volume de recursos, é voltada para inovações no desenvolvimento social e receberá R$ 50 milhões.

A chamada prevê ainda que, no mínimo, 40% dos recursos deverão ser aplicados em micro e pequenas empresas e 30% em empresas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Cada projeto poderá solicitar um valor mínimo de R$ 500 mil, não tendo limite máximo.

Publicado quinta-feira, 13 de Setembro de 2007 - 0h00