Frente Parlamentar da Indústria faz primeira reunião de trabalho

A Frente Parlamentar da Indústria da Assembleia Legislativa, que conta com apoio da FIERGS, por meio do Conselho de Articulação Parlamentar (Coap), realiza sua primeira reunião para ouvir as potencialidades e as demandas do setor, iniciando pela Regional Metropolitana. O encontro ocorre na próxima quinta-feira (8), às 13h, em formato híbrido, diante das restrições de público adotadas pelo parlamento. A abertura do evento terá as presenças do vice-presidente da FIERGS e coordenador do Coap, Claudio Bier, e do vice-presidente regional do CIERGS, Maurício Harger.

O plano de trabalho da FPI envolverá todas as 10 regionais da FIERGS, com reuniões mensais nas cidades-sede de cada organização territorial. A pauta abrange a apresentação do perfil econômico regional, por meio de estudo elaborado pela Unidade de Estudos Econômicos (UEE) da entidade. O levantamento trará dados sobre número de empresas, segmentos mais representativos, empregos gerados e impacto nas receitas estadual e federal com pagamento de tributos.

A partir desta radiografia, as entidades industriais terão oportunidade de apresentar demandas e reivindicações, com foco especialmente nas questões que fazem parte da pauta geral da indústria. “A Frente Parlamentar será uma verdadeira vitrine da indústria e um canal para debatermos os problemas que dificultam a produção”, destaca Cláudio Bier. As secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda e a Casa Civil também estão convidadas para o evento.

A organização do ciclo de reuniões regionais conta com a colaboração do Conselho de Articulação Sindical e Empresarial (Conase) e da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind) da FIERGS. A Frente surge a partir da Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial, documento com propostas elaboradas pela Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.

Publicado quinta-feira, 1 de Julho de 2021 - 16h16