Governo federal terá núcleo especial para o RS

A ministra Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (14), no Palácio Piratini, a criação de um núcleo de trabalho dentro da Casa Civil da Presidência da República para tratar especificamente da reestruturação do Rio Grande do Sul.

Reunida com a governadora Yeda Crusius e lideranças políticas e empresariais, Dilma fez questão de frisar o modelo de relação que a iniciativa pretende estabelecer entre Brasília e o Estado. "A proposta é organizar, de comum acordo, a melhor maneira dos gaúchos retomarem a posição que lhes é de direito e que faz parte da história de desenvolvimento do Brasil. Em conjunto será definido o caminho a ser trilhado", explicou a ministra.

O encontro também marcou a oficialização do aval do governo federal para o empréstimo de US$ 1 bilhão solicitado pelo Estado ao Bird, o banco mundial. "Este documento mostra o comprometimento do Planalto com o projeto de readequação da dívida gaúcha, o que é fundamental para que o Rio Grande do Sul volte ao rumo do desenvolvimento", completou a ministra.

Dilma ressaltou que o diálogo estabelecido com representantes do setor produtivo gaúcho em 2006 foi fundamental para a adoção das primeiras medidas emergenciais em auxílio ao Estado. "Através da interlocução com o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, iniciamos as negociações para liberação de recursos, como o FAT setorial, que apoiou os segmentos calçadista, moveleiro, máquinas e implementos agrícolas e têxteis".

Durante a reunião, o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, falou que somente através da soma de esforços, o Rio Grande do Sul pode reverter a situação. "O caso do Ceitec é um exemplo. Transformamos os 3 milhões de reais previstos no Orçamento Federal em 60 milhões de reais. É desta maneira que temos que atuar, articulando a Bancada Federal, a Assembléia Legislativa, poderes públicos e as entidades" , salientou.

A governadora Yeda Crusius anunciou no encontro que a partir de fevereiro o Estado vai ganhar um comitê que envolverá lideranças públicas e privadas para discutir alternativas para o Rio Grande do Sul. O grupo terá um perfil semelhante ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo federal.

Publicado sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007 - 0h00