Você está aqui

Hitendra Patel aconselha: "Para inovar, invente seu próprio jogo"

O indo-americano Hitendra Patel utilizou diversos exemplos na sua palestra de hoje, no Congresso Internacional de Inovação, que acontece até amanhã no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre/RS, para mostrar ao público como grandes empresas cresceram ou ficaram estagnadas em seus negócios. A inovação constante foi a chave do sucesso para companhias como Apple, Gillette, Toyota, Google entre outras. Porém, o especialista alerta: "Não se pode pegar a receita de empresas norte-americanas e européias e aplicar em países da América Latina. É preciso adequar a fórmula ao contexto e à história do local".

O Congresso Internacional de Inovação é realizado pelo Sistema FIERGS - Sesi, Senai e IEL, pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Patel diz que empresas inovadoras são mais lucrativas porque atraem mais investidores e os melhores profissionais do mercado. "Mesmo que a companhia não seja a maior de sua área, o profissional vê que há possibilidade de crescimento dentro da empresa", explica o especialista. Autor do livro "101 Inovações Revolucionárias", Hitendra Patel citou exemplos simples de como empresas podem inovar, reinventando ou aprimorando seus produtos ou serviços.

Ao citar a empresa Apple, o palestrante mostrou como a companhia de Steve Jobbs inovou ao lançar o iPod, reunindo tecnologias criadas por várias outras empresas em um só produto. "Inovação não é uma questão de ciência, tecnologia ou pesquisa. É uma combinação de todos esses elementos", disse. E aconselhou: "Faça seu próprio jogo. Se você cria seu jogo, será o campeão", concluiu.

Especialista em inovação de negócios, o indo-americano Hitendra Patel é fundador e diretor do Centro de Inovação, Excelência e Liderança de Cambridge, estado de Massachussets (EUA). Atua também como coordenador global do departamento de Inovação e Crescimento da Hult International Business School, com sedes em Boston, Dubai, Londres e Xangai.

Publicado Terça-feira, 18 de Novembro de 2008 - 0h00