Holanda e Bélgica oferecem apoio às indústrias gaúchas

Iniciativas conjuntas para ajudar a indústria gaúcha a se reerguer após as enchentes foram tratadas pelas cônsules-gerais da Holanda, Wieneke Vullings, e da Bélgica, Valentine Mangez, em reunião com o presidente da FIERGS, Claudio Bier. O encontro ocorreu na quarta-feira, na sede da entidade, e a FIERGS encaminhará aos dois consulados estudos mostrando onde estão os setores econômicos mais afetados e prejudicados pela catástrofe climática. Cooperações nas áreas de inovação de empresas e em infraestrutura, principalmente em diques e dragagens, também foram discutidas.

Claudio Bier ressaltou a necessidade de se “pensar para a frente” a partir de agora, com ações que possam colaborar para a reconstrução da indústria e, consequentemente, do Estado. Lembrou o grande esforço realizado pela FIERGS, que teve parte de sua sede alagada em função das chuvas de maio, para retomar as atividades a tempo, por exemplo, de receber a feira Expoagas 2024 esta semana em seu Centro de Exposições. O presidente da FIERGS comentou também sobre a possibilidade de apoio de instituições financeiras dos dois países europeus para crédito às indústrias do Rio Grande do Sul afetadas.

Em 2022, a FIERGS participou de uma missão empresarial à Holanda direcionada para energias renováveis, infraestrutura e práticas operacionais e ambientais do país. A Holanda é uma das nações mais desenvolvidas e com maior expertise quando se trata de projetos de parques eólicos.

No ano passado, a corrente de comércio entre Brasil e Holanda se aproximou dos US$ 15 bilhões, aumento de 1,95% em relação a 2022. No Rio Grande do Sul, a corrente de comércio com a Holanda superou US$ 705 milhões, elevação de US$ 11,97% na comparação com o ano anterior. Em relação à Bélgica, a corrente de comércio com o Brasil foi de US$ 6,5 bilhões, queda superior a 17% na comparação com 2022. Com o Rio Grande do Sul, foi de US$ 709,3 milhões e representou retração de 9,3%.

Também acompanharam o encontro a cônsul-honorária da Holanda no RS, Ingrid de Kroes; e a cônsul-honorária da Bélgica em Porto Alegre, Katia Juchen.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 22 de Agosto de 2024 - 14h14