IEL-RS e Insead promovem programa para inovação

O Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi, promove em parceria com a Insead (França), de 26 a 28 de abril, em Bento Gonçalves, o programa Alianças Estratégicas para Inovação e Internacionalização. Uma das mais importantes escolas de negócios do mundo, a Insead foi considerada, em 2011, a 3ª melhor escola de negócios da Europa e a 4ª Global MBA, no ranking do Financial Times. O programa é direcionado a CEOs, diretores, empresários e executivos responsáveis por decisões estratégicas no exercício de suas funções na empresa.

O conteúdo abrangerá o potencial para inovação das economias emergentes e o desenvolvimento de uma estratégia de internacionalização sustentável. Os principais temas abordados durante os três dias de curso, serão: Liderança e Construção de Alianças Globais; Estratégia e Processos de Internacionalização: Local e Global; Plataformas de Crescimento com Base em Inovação; Implementação de Programas de Revitalização da Competitividade; Multinacionais Emergentes: o Novo Poder da América Latina; Fusões e Aquisições: Desafio Metanacional na Economia do Conhecimento; Alavancagem da Vantagem Competitiva por Meio da Construção de uma Rede Global de Inovação.

O programa será ministrado pelos professores do Insead Lourdes Casanova e Yves Doz. Casanova é docente no Departamento de Estratégia da escola, especializada em negócios internacionais com foco na América Latina e multinacionais dos mercados emergentes. Tem mestrado na Universidade de Southern California e um PhD pela Universidade de Barcelona. Foi professora visitante da Universidade de Berkeley, na Califórnia, e hoje atua na Escola de Negócios da Universidade de Zurique e Universidade Autônoma de Barcelona. É consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Também é professora visitante na escola de negócios da Universidade de Cambridge e no Centro para a América Latina na Universidade de Oxford.

Já dirigiu e ministrou vários programas de educação executiva para líderes de multinacionais como Telefonica, BBVA e Cemex.Com artigos publicados em revistas, incluindo International Journal of Human Resource Management (2005) e Business and Politics (2004), ela é autora do livro: "Global Latinas: multinacionais emergentes da América Latina", da editora Palgrave Macmillan em 2009. É colíder da InnovaLatino - projeto de pesquisa sobre Inovação na América Latina em parceria com a OCDE, financiado pela Fundación Telefónica. Lourdes Casanova integra o Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro de Telecomunicações Móveis, fellow do Centro Euro-Ásia de Gestão Comparada na Insead e parte do Comitê de Nomeação da Cúpula Mundial de Inovação (HIT Barcelona).

Yves Doz é doutor pela Universidade de Harvard, e já lecionou na Escola de Negócios de Harvard, Stanford Graduate School of Business, Universidade Nacional de Seul e Aoyama Gakuin University, em Tóquio. É professor de Inovação Tecnológica na Insead e professor visitante na Universidade Aalto (Anteriormente Helsinki School of Economics). Sua pesquisa sobre a estratégia e organização de empresas multinacionais lhe rendeu várias publicações, incluindo livros como: "A missão especial das multinacionais: Equilibrando demandas locais e Visão Global" (tradução livre), em coautoria com CK. Prahalad (1987) e "De Global para Metanacional: como as empresas vencem na Economia do Conhecimento" (tradução livre), em coautoria com José Santos e Peter Williamson (Harvard Business School Press, 2001).

O Programa dá sequência às parcerias que o IEL realiza, anualmente, com grandes escolas de negócios do mundo, como Wharton School e Stanford Graduate School of Business.

Publicado quarta-feira, 18 de Abril de 2012 - 0h00