IEL-RS e Insead são parceiros em capacitação empresarial

Uma das maiores escolas de negócios do mundo, a Insead (França) será parceira do Instituto Euvaldo Lodi, integrante do Sistema FIERGS, no programa Alianças Estratégicas para Inovação e Internacionalização, que será realizado de 26 a 28 de abril, em Bento Gonçalves. A Insead foi considerada, em 2011, a 3ª melhor escola de negócios da Europa e a 4ª Global MBA, no ranking do Financial Times. O programa é direcionado a CEOs, diretores, empresários e executivos responsáveis por decisões estratégicas no exercício de suas funções na empresa. O conteúdo abrangerá o potencial para inovação das economias emergentes e o desenvolvimento de uma estratégia de internacionalização sustentável.

O programa será ministrado pelos professores do Insead Lourdes Casanova e Yves Doz. Casanova é docente no Departamento de Estratégia da escola, especializada em negócios internacionais com foco na América Latina e multinacionais dos mercados emergentes. Tem mestrado na Universidade de Southern California e um PhD pela Universidade de Barcelona. Foi professora visitante da Universidade de Berkeley, na Califórnia, e hoje atua na Escola de Negócios da Universidade de Zurique e Universidade Autônoma de Barcelona. Ela dirigiu e ministrou vários programas de educação executiva para líderes de multinacionais como Telefonica, BBVA e Cemex. Com artigos publicados em revistas, incluindo International Journal of Human Resource Management (2005) e Business and Politics (2004) é autora do livro: "Global Latinas: multinacionais emergentes da América Latina", da editora Palgrave Macmillan em 2009.

Yves Doz é doutor pela Universidade de Harvard, e já lecionou na Escola de Negócios de Harvard, Stanford Graduate School of Business, Universidade Nacional de Seul e Aoyama Gakuin University, em Tóquio. É professor de Inovação Tecnológica na Insead e professor visitante na Universidade Aalto (Anteriormente Helsinki School of Economics). Seu trabalho mais recente é apresentado no livro Managing Innovation Global, com a coautoria de Keeley Wilson, publicado em 2011. A pesquisa foi baseada em entrevistas com 150 executivos de empresas globais como Cisco, HP, IBM, Intel, Nokia e SAP, considerando indicadores, ferramentas e comportamentos de liderança implementados que levaram a seu crescimento e são detalhados de forma a servir como exemplos de práticas a serem adotadas.

Os principais temas abordados durante os três dias de curso, serão: Liderança e Construção de Alianças Globais; Estratégia e Processos de Internacionalização: Local e Global; Plataformas de Crescimento com Base em Inovação; Implementação de Programas de Revitalização da Competitividade; Multinacionais Emergentes: o Novo Poder da América Latina; Fusões e Aquisições: Desafio Metanacional na Economia do Conhecimento; Alavancagem da Vantagem Competitiva por Meio da Construção de uma Rede Global de Inovação.

O Programa dá sequência às parcerias que o IEL realiza, anualmente, com grandes escolas de negócios do mundo, como Wharton School e Stanford Graduate School of Business.

Publicado segunda-feira, 12 de Março de 2012 - 0h00