Indústria apresenta plano para Estratégia Nacional de Ecoinovação

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) lançaram, esta semana, uma proposta de diretrizes para a criação de uma Estratégia Nacional de Ecoinovação voltada para o setor industrial brasileiro. Foi durante o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, ocorrido na São Paulo Expo, na capital paulista, e que contou com a presença do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, na abertura, na quarta-feira. Dezoito nomes internacionais e 42 brasileiros estiveram entre os palestrantes do evento.

O documento sinaliza que, embora a indústria brasileira tenha capacidade de inovar, são necessárias políticas públicas para o país ocupar a posição de liderança verde global. Para impulsionar a ecoinovação na indústria é necessário investir em políticas públicas, que serão capazes de revitalizar o setor produtivo e as cadeias a ele integradas.

Entre as ações estratégicas para acelerar a ecoinovação na indústria brasileira, a CNI, o Sebrae e a MEI definem as seguintes prioridades:

• Criação de um mercado regulado de carbono;
  • Harmonização regulatória quanto ao acesso à biodiversidade amazônica;
  • Desenvolvimento de uma taxonomia sustentável para investimentos verdes no país;
  • Visão de escala ao fomento à ecoinovação na indústria brasileira por meio de estímulos financeiros e tributários;
  • Formação de profissionais para trabalharem na indústria verde;
  • Ampliação do compartilhamento de risco tecnológico entre academia, institutos de pesquisa aplicada e setor empresarial;
  • Promoção da cooperação internacional para solucionar problemas globais.

PRÊMIO INOVAÇÃO
A gaúcha Pro_Move (foto), de Lajeado, foi vencedora da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação na categoria Ecossistemas de Inovação (pequeno porte).  Foi a segunda conquista consecutiva. A distinção foi entregue pela CNI e o Sebrae,  no São Paulo Expo, na capital paulista. Das 44 finalistas, 15 empresas, três ecossistemas de inovação e três pesquisadores inovadores tiveram seus esforços em inovação reconhecidos. O Pro_Move Lajeado, iniciado em 2018, tem tido sucesso em suas ações de inovação graças à governança da agência de inovação e desenvolvimento local, formada por atores de universidade, governo, empresas e comunidade. O desenvolvimento do ecossistema é uma prioridade na política pública do município do Vale do Taquari, com forte atuação dos atores para fortalecer a inovação como estratégia de desenvolvimento regional.

Ainda durante o congresso, foi anunciado que o Brasil ganhou cinco posições no Índice Global de Inovação (IGI) na comparação com o ranking de 2022 e agora ocupa o 49º lugar entre 132 países, passando a ser o primeiro colocado da América Latina. Mesmo com os ganhos de posições, a colocação brasileira ainda é considerada aquém do potencial do país, que hoje tem a 10ª maior economia do mundo. Os dez países mais bem colocados no índice são: Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Singapura, Finlândia, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Coreia do Sul.

Publicado sexta-feira, 29 de Setembro de 2023 - 17h17