Indústria de gás e petróleo do RS busca ampliar mercado

A indústria gaúcha de petróleo e gás procura fortalecer parcerias que ajudem a colocar definitivamente o Rio Grande do Sul na rota dos grandes investimentos do segmento. Para isso, o Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia (CCPGE) da FIERGS, criado há um ano, desenvolve iniciativas como a desta terça-feira (13), quando reuniu na sede da entidade o diretor de suporte corporativo do consórcio Quip, Marcos Reis. Além disso, na próxima semana, o Comitê lidera uma missão a Aberdeen, na Escócia, para aproximar empresas do Estado e europeias do setor.

"O Novo Ciclo do Petróleo e Gás no Brasil" foi o tema do encontro do representante da Quip, responsável pela construção das plataformas de petróleo P-53, P-55 e P-63 na cidade de Rio Grande, com empresários gaúchos e entidades públicas. Segundo o coordenador do CCPGE, Marcus Coester, o Estado tem uma indústria qualificada e diversificada, mas existe ainda um enorme potencial a ser desenvolvido na cadeia de petróleo e gás. "O polo de Rio Grande não é fim, mas um começo. Há um desafio tecnológico novo com o pré-sal, e a Petrobras pretende desenvolver isso junto com a indústria brasileira", afirmou Coester. Em 2008, a estatal comprou em bens do Rio Grande do Sul apenas 1,3% do total nacional do setor. O desafio da FIERGS, por meio do Comitê, segundo Coester, é justamente trabalhar para mudar este panorama, com maior participação do Rio Grande do Sul neste mercado.

Para Reis, a situação do setor no País começou a mudar quando o governo federal decidiu, na primeira metade desta década, ampliar para o restante do Brasil a construção de plataformas petrolíferas, até então restritas ao Exterior e ao Estado do Rio de Janeiro. "Trazer a construção naval para o Rio Grande do Sul foi um desafio espetacular", destacou. A P-53 foi concluída com um investimento de R$ 2,64 bilhões e gerou 1,4 mil empregos diretos. A P-55, atualmente em execução, custará R$ 1,54 bilhão, envolvendo 1,5 mil trabalhadores. A P-63 deverá começar em janeiro de 2011.

Em uma outra ação coordenada pelo Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia, a FIERGS organiza de 19 a 25 deste mês a Missão Petróleo e Gás Mar do Norte. Uma comitiva de empresários gaúchos visitará Aberdeen, na Escócia, que desde a década de 70 se desenvolveu como um dos principais polos petrolíferos do mundo. É conhecida como a Capital do Petróleo da Europa devido à oferta abundante do mineral em suas águas e possui uma desenvolvida indústria de offshore.

A iniciativa faz parte do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), financiado pelo Brasil e União Europeia, e executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Publicado quarta-feira, 14 de Abril de 2010 - 0h00