Indústria incentiva criatividade artística do trabalhador

O Salão Sesi de Artes Visuais do Trabalhador mostra que a Arte e a Indústria não são elementos distantes e muito menos contraditórios. O presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, destacou o trabalho social desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria, que está completando 65 anos, durante a cerimônia de entrega do Prêmio "Incentivo à Criatividade e à Produção Artística", no evento que está sendo realizado no Centro Cultural da Usina do Gasômetro. "Há um fator que liga, entrelaça e vincula tudo o que acontece na economia e na sociedade, que é o ser humano. Com muita satisfação, participo deste ato, estimulando os nossos artistas a continuarem exercitando a criatividade, que sempre trará benefícios à produção industrial e à sociedade", afirmou ele. "Nessa combinação da Arte e da Indústria, o Sesi tem desempenhado um papel relevante em todo o Brasil, e especialmente aqui no Rio Grande do Sul", concluiu.

Com público até o momento de 15 mil pessoas, o salão é resultado das etapas classificatórias ocorridas em Caxias do Sul, Porto Alegre, Passo Fundo e Pelotas, do Projeto Sesi Descobrindo Talentos, realizadas em todo o Estado em 2010 e 2011. A iniciativa cultural do Sistema FIERGS, por meio do Sesi, vem possibilitando ao trabalhador da indústria, a seus familiares o acesso às vivências artístico-culturais. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada até domingo, das 9h das 21h. Nos finais de semana também acontecem Oficinas de Artes Visuais gratuitas, abertas à população, e que já contabilizaram 300 visitantes.

O 1º colocado foi Leandro Schneider, da Indústria de Móveis Schneider de Passo Fundo, com a obra "Dê uma Ideia", em pintura óleo sobre tela. Auxiliar de marcenaria, Leandro conta que faz tudo na empresa, que é da família, e que há cerca de cinco anos começou a pintar. "A integração e estímulo do Sesi são muito importantes, pois esta obra poderia estar esquecida, sem ninguém ver", salientou. Em segundo ficou João André Rigo, da Empresa Randon, de Caxias do Sul, com a escultura Vestígios. O terceiro lugar foi Elizabeth Oliveira Medeiros, da empresa Mário Sálvio Medeiros e Filhos, de Pelotas, com pintura sobre tela. Em quarto ficou Hamilton Pereira Nascimento (com Beira Cidade Guaíba ao Fundo Cidade Porto Alegre), e em quinto, Antônio Sérgio de Sena Vaz (Somos simples janeilas por onde espiam nossas mais surpreendentes máscaras), ambos da Empresa de Correios e Telégrafos de Porto Alegre.

Na tarde desta sexta-feira, aconteceu a primeira sessão de cinema especial para deficientes visuais, com audiodescrição do filme B1 − Tenório em Pequim. E no domingo, dia 3, às 14h, haverá um passeio de barco para cadeirantes. A embarcação levará até 25 cadeirantes com acompanhante por um passeio de cerca de uma hora pelo Guaíba.

Publicado sexta-feira, 1 de Julho de 2011 - 0h00