No primeiro dia de programação da FIERGS na Expointer, a especialista em Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), Mônica Bortoli, apresentou Inovação Aberta no Agronegócio: como o IEL Lab está redesenhando o futuro das indústrias. Ela destacou o trabalho desenvolvido pelo IEL-RS junto a startups do setor, destacando que o Brasil possui atualmente 640 startups em Agtechs, com 7 mil funcionários. Mônica ressaltou que o Rio Grande do Sul é o quarto estado brasileiro nesta área, e em oportunidades criadas no setor. Na América Latina, startups com soluções destinadas à produção do agro são as mais representativas do mercado, com 48,3% do total. A programação desta terça teve a Inovação como tema, um dos pilares da nova gestão.
Nesta quarta-feira, 28 de agosto, a discussão envolve seis temas dentro do pilar Competitividade. A partir das 13h20min, o IEL-RS lança o 10º Fórum IEL de Inovação, enquanto o Conagro, o Conselho de Infraestrutura (Coinfra) e o Conselho de Comércio Exterior (Concex) da FIERGS debatem o Caso Ferroeste: o modal ferroviário como um fator estratégico para a competitividade das agroindústrias, às 14h. Uma hora depois, o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Juliano Colombo, apresenta a palestra O lado oculto dos custos da produtividade. Às 15h30min, a Rede Senai de Institutos de Inovação e Tecnologia trata da Competitividade Agroindustrial: estratégias para alavancar indústrias e liderar o setor. Às 16h, Transição demográfica e o impacto para o futuro do agronegócio é tema de palestra do Sesi-RS. O dia se encerra, às 17h, com o debate As oportunidades e desafios para a consolidação das práticas de irrigação no RS. Participam o secretário adjunto do Meio Ambiente do RS, Marcelo Camardelli; o vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS) Alexandre Guerra; o CEO da FIERGS, Paulo Herrmann; o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, e o diretor vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Domingos Velho Lopes.
Quinta (29) e sexta-feira (30), serão abordados temas dentro dos pilares Retenção de Talentos e a Recuperação da indústria.