O CEO e fundador da escola de design de negócios The Kaospilot, Christer Windelov-Lidzelius, foi o palestrante do 2º Meeting de Inovação Social, realizado nessa sexta-feira (21), na sede da FIERGS. No evento, promovido pelo IEL-RS, ele destacou as perspectivas sobre como as empresas podem lucrar com uma orientação para a criação de valor social.  “Os empreendedores que desenvolvem produtos e serviços inovadores e agregam benefícios para a sociedade estão se diferenciando da concorrência e ganhando mais mercado. O foco na governança é a principal característica das empresas inovadoras de sucesso”, destacou.

“O cliente tem o poder de punir uma companhia por ela não fazer o que prometeu. Por exemplo, os consumidores de uma empresa de vestuário na Suécia deixaram de comprar os produtos após denúncia de que fornecedores em um país pobre estavam contratando mão de obra infantil. É preciso se responsabilizar por toda a sua cadeia de fornecimento”, relatou. Entre os casos positivos, citou uma startup (Novozymes) da Dinamarca que desenvolveu uma enzima para lavagem de roupa com temperatura baixa, em torno de 30ºC, mantendo o mesmo resultado da alta temperatura. “Além de economizar energia, os tecidos ficam mais conservados”, contou.

O evento teve a apresentação do case Instituto Villaget, de Novo Hamburgo, e foi mediado por Gabriel Carneiro Costa, da Sociedade Brasileira de Coaching.
Publicado sexta-feira, 21 de Novembro de 2014 - 17h17