A diretoria do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), reeleita para a gestão 2018/2020, tomou posse nesta quinta-feira (7), em cerimônia no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, que contou com a presença do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. O empresário Alexandre Guerra permanecerá à frente do sindicato. Dois serão os principais enfoques dessa administração: estímulo à abertura de novos mercados para exportação e a aproximação entre produtores e indústrias, para elevar a competitividade do segmento. “Nesse novo mandato temos a missão de buscar a competitividade no setor e alcançar a maior participação de nossas indústrias no mercado externo, sempre apoiando o produtor rural”, destacou Guerra.

Em relação à gestão encerrada, o presidente do Sindilat lembrou que um dos saldos positivos foi o elo criado entre indústria, produtores, entidades representativas, universidades e governo em prol do setor. Segundo ele, apesar da temporada difícil enfrentada em 2017, a expectativa é que o próximo ano tenha resultados positivos, com a retomada da economia e o crescimento do PIB. Hoje, o Rio Grande do Sul é responsável por 13% da produção láctea nacional, com 4,6 bilhões de litros por ano – sendo 40% destinado ao mercado gaúcho e 60% para outros Estados e países.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017 - 14h14