Missão ao Reino Unido busca parcerias na área de petróleo e gás

Com uma programação voltada para visitas a empresas, universidades, portos, instituições e órgãos dos governos locais, a Missão Petróleo e Gás Mar do Norte ao Reino Unido realizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia e do Centro Internacional de Negócios, iniciou no dia 26 de junho e vai até o dia 4 de julho. "Esta missão é importante pelo novo momento que o Brasil está vivendo e particularmente o Estado, puxado pelo setor naval através de grandes investimentos da Petrobras. Isto possibilita a formação de um importante polo de desenvolvimento econômico e social", afirmou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, que acompanhará a comitiva de 35 empresários.

De acordo com o industrial, a viagem às cidades de Aberdeen (Escócia) e Newcastle (Inglaterra) tem como objetivo obter cultura e conhecimento para o polo offshore, além de aproximar empresas gaúchas e europeias do segmento de petróleo e gás. "Buscamos formar parcerias e conhecer novas tecnologias, proporcionando a difusão de informação para o setor e o encaminhamento de negócios", destacou Tigre. O grupo abrange representantes da FIERGS, do governo do Estado, de empresas, sindicatos, entidades e universidades.

Na Inglaterra está prevista a assinatura de um acordo de parceria entre a FIERGS e a NOF Energy, instituição britânica para o desenvolvimento comercial dos setores de petróleo, gás, energia nuclear e eólica. As duas organizações trabalharão em estreita colaboração para compartilhar inteligência industrial e informação econômica, o que beneficiará empresas associadas, e organizar missões comerciais entre os dois mercados.

A Missão Petróleo e Gás Mar do Norte faz parte do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), financiado por Brasil e União Europeia e executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Esta ação estava prevista para abril, mas foi adiada para junho em decorrência do fechamento do espaço aéreo europeu ocasionado pela atividade do vulcão da Islândia.

Publicado quinta-feira, 24 de Junho de 2010 - 0h00