Missão empresarial busca oportunidades na China

Evento na Ásia ocorrerá de 10 a 22 de abril e tem o apoio da FIERGS

Um seminário marcou o lançamento da Missão Empresarial à China − Canton Fair. A viagem, organizada pela FIERGS, através do Centro Internacional de Negócios do Rio Grande do Sul, em parceria com a China Invest, entre os dias 10 e 22 de abril, vai levar empresários gaúchos para uma das maiores feiras industriais do mundo, na cidade de Guangzhou, além de visitas às cidades de Hong Kong e Shangai.

Durante o evento, além das informações técnicas a respeito da missão empresarial, o público pode assistir à palestra "Crise para o mundo, oportunidade para a China", com consultor na estruturação de negócios entre empresas sul-americanas e chinesas, Thomaz Augusto Garcia Machado. Ele explicou que a China está investindo cerca de US$ 1,4 trilhão em infraestrutura. "As questões de meio-ambiente e energia são grandes gargalos para o governo. Por isto, todos os investimentos nestas áreas são bem-vindos", disse.

Machado também citou a dimensão do mercado consumidor chinês. "Em números absolutos é o maior do mundo. São 400 milhões de pessoas, em que os filhos, geralmente, são oito vezes mais ricos que os pais", ressaltou.

A China é o segundo destino das exportações gaúchas, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. Em 2008, o Rio Grande do Sul embarcou US$ 1,9 bilhão para o país asiático - 10,4% de tudo que foi vendido para o exterior. Os principais produtos foram grãos e óleo de soja, fumo, couro e borracha. Já as compras do Estado no território chinês somaram US$ 710 milhões no ano passado. A maioria dos produtos adquiridos foi adubos, fertilizantes, tecido, pneus, tubos de cobre.

Publicado Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2009 - 0h00