Você está aqui

 
O sábado foi movimentado no Centro Tecnológico de Mecatrônica e Autotrônica em Caxias do Sul, com a apresentação de 29 projetos na Mostra de Trabalhos Técnicos. “O desafio que se apresenta aos alunos gera ideias e criatividade que enriquecem a todos e faz com que o Senai siga sua missão de contribuir para a competitividade da indústria”, disse o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. 
           
Os trabalhos trazem inovações como um dispositivo para coleta de água gerada pelo ar condicionado do ônibus. “A água coletada pode ser reutilizada no banheiro e no limpador de vidro”, explica o aluno Magaiver Spilmann, um dos autores do projeto. “O ar condicionado gera 2,7 litros de água por hora e podemos, desta forma, economizar”, destaca Maurício Bertin, outro aluno-autor. O aspirador de filtragem de fluido AFF 350 pode ser usado em qualquer indústria que trabalhe com usinagem. “Ele aspira e filtra os fluídos, possibilitando que ele seja usado novamente, sem a necessidade de descarte”, lembra o aluno Henry Albé.  “Ele tem dois ganhos, custo e sustentabilidade”, comenta Pedro Magrin. 
 
Um dos projetos já tem destino. Trata-se da bancada didática do simulador de sistemas mecânicos automotivos. O projeto será usado nas aulas do próprio Senai Automotivo, já que mostra os sistemas de transmissão de um automóvel com segurança para o aluno (tem proteção em acrílico em locais estratégicos). “Tentamos fazer de uma forma que o aluno iniciante possa ver como funciona e não tenha perigo de se machucar”, explicou Lian Chaves. Outro projeto que chamou a atenção foi o conjunto prático para troca de pneus. “Qualquer pessoa, independente de idade ou sexo pode usar e não precisará fazer esforço”, conta Dilermando Mazotti. Por meio de um compressor ligado à bateria, o macaco é acionado. Para afrouxar e apertar os parafusos da roda é usado uma pistola ligada ao cinzeiro. “Rápido e prático, fica fácil a troca de pneu”, conta. 
 
A intenção da mostra é também mostrar soluções para a indústria e para a sociedade a partir da metodologia Senai de Educação Profissional, oferecendo ganhos de produtividade, sustentabilidade e em aplicabilidade.  Além do CT de Mecatrônica e Autotrônica, outras unidades promoveram mostras técnicas como a EEP Senai Visconde de Mauá, EEP Senai Porto Alegre, Senai Automotivo, Instituto Senai de Inovação Soluções Integradas em Mecânica (Cetemp).
 
FOTO: Dudu Leal 
 
 
 
 
 
Publicado Terça-feira, 14 de Julho de 2015 - 14h14