Você está aqui

Novo cônsul-geral da Itália no RS destaca na FIERGS as prioridades de sua gestão

Cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul desde o mês de agosto, Valerio Caruso entende que o envolvimento, não apenas comercial, entre o seu país e o RS pode ser ampliado se incluir “todas as forças da Itália” no Estado.  “Represento cerca de 4 milhões de descendentes de italianos no Rio Grande do Sul, vamos trabalhar muito para desenvolver ainda mais os alicerces dessa relação”, disse Caruso, que esteve em visita à FIERGS nessa terça-feira, quando se encontrou com o presidente Gilberto Porcello Petry e depois participou da reunião on-line do Conselho de Comércio Exterior (Concex) da entidade.

Aos conselheiros do Concex, Valerio Caruso destacou os interesses comuns das indústrias italiana e gaúcha, e como construir ações conjuntas para ampliar as relações econômicas para diferentes setores. Para isso, será fundamental mapear os setores e elencar cada prioridade.

A corrente de comércio entre Itália e Brasil cresceu 31% entre os anos de 2020 e 2021, superando os US$ 9 bilhões. Já com o Rio Grande do Sul, o aumento no período foi de cerca de 49%, passando dos US$ 610 milhões. Entre janeiro e outubro de 2022, essa relação entre os dois países subiu mais de 11% na comparação com os dez primeiros meses do ano passado. Com o RS, caiu 5,29%. Em 2021, a Itália foi o 15º destino das exportações do Rio Grande do Sul, especialmente pastas de madeira; papel ou cartão, 42,85% da pauta. Em contrapartida, o RS importou principalmente reatores nucleares e máquinas, 37,22% do total adquirido.

O cônsul enfatizou também que sua gestão trabalhará na tentativa de implantar um voo direto de Porto Alegre a Roma e para aumentar o número de funcionários do consulado, agilizando o atendimento, que ele considera um grande gargalo atualmente. Além disso, a ideia é inaugurar uma nova sede, em prédio próprio, até o ano de 2025, em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Estado, e promover eventos culturais.

O presidente da Câmara de Comércio Italiana no Rio Grande do Sul, Felipe Anselmo Olinto; a diretora da Câmara de Comércio Italiana no Rio Grande do Sul, Janice Rota, e a secretária do Cônsul-geral, Loy Demari, acompanharam o cônsul na visita.

Publicado Terça-feira, 22 de Novembro de 2022 - 18h18