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O seminário Oportunidades de Negócios e Internacionalização – Colômbia reuniu, nesta quinta-feira, na FIERGS, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Escritório Comercial da ProColombia em São Paulo. A empresas gaúchas, representantes dos dois países mostraram como iniciar, aumentar ou abrir operação própria naquele país. O diretor do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS), Aderbal Fernandes Lima, destacou que a Colômbia representa apenas 1,2% do destino das exportações gaúchas, e que há espaço para ampliar este mercado.
 
O diretor do Escritório Comercial da ProColombia, Alejandro Peláez, afirmou que, além da relação comercial com o Brasil, há interesse por empresas brasileiras dispostas a instalar plantas em território colombiano. Atualmente, este país sul-americano é a 38ª economia do mundo, a quarta da América Latina, e possui uma taxa anual de juros de 7,25%, a metade da brasileira. “Em apenas duas semanas, é possível abrir um negócio na Colômbia”, garantiu. Os setores de minério e energia formaram, em 2015, 70% do fluxo de investimentos no país.
 
Além disso, os colombianos oferecem oportunidades a empresas em infraestrutura – portos, aeroportos, rodovias, hidrovias e ferrovias. “O governo tem US$ 17 bilhões disponíveis para investimento em infraestrutura rodoviária”, assegurou.
 
O gerente de operações Apex-Brasil para a América do Sul, Carlos Sánchez Badillo, fez uma explanação sobre regiões da Colômbia, oportunidades setoriais e serviços; e o analista da Coordenação de Internacionalização da Apex-Brasil, Denys Martins, mostrou as soluções para internacionalização de empresas.
 
Crédito foto: Dudu Leal
Publicado sexta-feira, 21 de Outubro de 2016 - 15h15