Você está aqui

Os caminhos para a sustentabilidade, a responsabilidade social e a governança são debatidos

Com o tema “ESG - Caminhos para Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança nas empresas”, o Painel RBS Notícias reuniu lideranças nesta quinta-feira (18) para debater o tema. Integraram o evento o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein, e o superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo, a especialista em ESG Andrea Pampanelli, e o diretor industrial da Gerdau, Mauricio Metz.

O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, explicou que a instituição incentiva os alunos a apresentar soluções, levando em conta o equilíbrio de negócios com o meio ambiente. “Nós ajudamos as empresas com questões de tecnologia e projetos de inovação, a desenvolverem processos menos impactantes ou com a introdução de tecnologia de produção mais limpa, bem como o desenvolvimento de uma série de produtos que favoreçam essa situação”, disse.

Para o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, o cuidado com as pessoas está diretamente ligado ao desempenho e ao sucesso das empresas.

“Já existem pesquisas no mundo que mostram que as pessoas, os clientes, estão optando por empresas que se preocupam com o social e o meio ambiente. O sucesso da empresa deve estar ligado ao sucesso da sociedade, é isso que temos que enxergar, a empresa como parte importante na sociedade e em uma relação ganha-ganha”, afirma Colombo.
O diretor industrial da Gerdau, Mauricio Metz, afirmou que hoje as empresas devem ter um papel que traz soluções para a sociedade. “Quem está neste caminho, está no caminho certo”, disse. 

A professora Andrea Pampanelli, especialista em ESG, ressaltou que este tema é uma jornada, “uma caminhada de evolução”. Conforme ela, é preciso que as empresas entendam o que tem e tenham um diagnóstico e ajam “não com ações isoladas, mas de forma sistêmica”.  

Publicado sexta-feira, 19 de Abril de 2024 - 16h16