Parceiro da indústria têxtil e do vestuário, Senai Cetiqt inaugura novas instalações no RJ

A Rede Têxtil e de Confecção do Senai, criada em 2017, deu um novo passo, com a mudança de endereço para a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. As novas instalações abrigarão a Faculdade Senai Cetiqt e o Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e de Confecção, em um espaço de 16 mil metros quadrados de área construída. Presente na inauguração do novo espaço, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, destacou que o Senai está se tornando um parceiro cada vez mais importante para a indústria em inovação e tecnologia. “Esse é o futuro da indústria e o papel do Senai: não só ajudar a formar pessoas, mas contribuir para o crescimento e o desenvolvimento tecnológico do nosso setor", afirmou Andrade na cerimônia que contou com a presença de presidentes de Federações Industriais, entre eles Gilberto Porcello Petry, da FIERGS.

Até 2025, o país precisará qualificar 647 mil pessoas em ocupações de nível básico a superior na área Têxtil e vestuário. Desses, 78% são profissionais já inseridos no mercado de trabalho que precisam se atualizar. Ao todo, serão 618.522 postos de trabalho no setor, o que representa um crescimento de 3,9%. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, divulgado pelo Observatório Nacional da Indústria.

SESI ROBÓTICA
No Rio de Janeiro, o presidente da FIERGS acompanha também o Festival Internacional Sesi de Robótica 2022, que ocorre no Píer Mauá, com a participação de 990 estudantes de 37 países, nas duas modalidade de competições, First Lego League Challenge (FLL) e First Robotics Competition (FRC). Organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o festival vai até domingo, e conta com as equipes gaúchas TecRobot, da Escola Sesi de Ensino Médio José Pedro Fernando Piovan, de São Leopoldo; a FRC 1772 - The Brazilian Trail Blazers, de Gravataí; e a Under Control 1156 e a Out Of Control, ambas de Novo Hamburgo.

Publicado sexta-feira, 5 de Agosto de 2022 - 15h15