Parlamentares se comprometem com o Projeto Sul Competitivo

Durante reunião com o Fórum Industrial Sul, composto pela FIESC, FIERGS e FIEP, parlamentares das bancadas federais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul assumiram o compromisso de se empenhar na apresentação de propostas orçamentárias que contemplem os eixos de transporte previstos no Projeto Sul Competitivo, estudo que busca a integração logística da região Sul com o Mercosul. O encontro foi realizado na terça-feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Na reunião, que teve a presença dos líderes das três Federações de Indústria da região Sul, foi apresentado aos senadores e deputados federais presentes um balanço de como se encontra o trabalho, a metodologia que está sendo utilizada, além das alternativas para buscar a redução dos custos que a indústria da região tem para receber os insumos e escoar a produção. Segundo o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, o principal objetivo da iniciativa é dar competitividade para as empresas. Para isso, serão mapeadas as 19 principais cadeias produtivas a partir dos eixos de transportes que ligam a produção até o cliente final tanto no Brasil quanto no exterior. São cerca de 70 produtos diferentes da origem até o destino.

O projeto vai contemplar só as obras que diminuam os custos logísticos da região. Para isso serão selecionados modais de transporte modernos (como trilhos com bitolas de 1,60m, portos com águas profundas) que trazem uma grande redução de preço do transporte. Para tirar o Sul Competitivo do papel vão ser contempladas obras que já estão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outras previstas nos orçamentos dos Estados, além da participação do setor privado.

Conforme os presidentes das Federações das Indústrias do RS, SC e PR, o envolvimento dos parlamentares no Sul Competitivo é fundamental para que sejam realizadas as medidas orçamentárias necessárias à implementação de algumas alternativas que serão priorizadas no estudo. Também estiveram presentes no encontro empresários da região Sul e representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Publicado quinta-feira, 1 de Março de 2012 - 0h00