Na palestra intitulada “Projeções Econômicas em 2024”, mediada pelo diretor da FIERGS e vice-coordenador do Contrab, Sérgio Galera, o economista-chefe da Unidade de Estudos Econômicos (UEE) da FIERGS, Giovani Baggio, contextualizou o cenário econômico do País e do Estado. Os dados evidenciam que, em 2023, o Índice Desempenho Industrial do RS (IDI-RS), calculado pela Federação, apresentou o quarto pior resultado em 32 anos pesquisados - desde 1991. Além disso, a produção industrial gaúcha registrou o terceiro pior resultado entre os estados do País, com queda de 4,7% em 2023, comparado ao ano anterior.
Já na palestra “Como se preparar para as audiências de conciliação e mediação”, conduzida pela advogada Gisele Garcez, debateram Guilherme Scozziero e o advogado Benôni Rossi. Foram abordadas técnicas de negociação, assim como as melhores práticas em audiências de negociações coletivas.
A advogada Alessandra Lucchese, junto à advogada e mediadora Renata Kerkhoff, discorreu sobre a lei de igualdade salarial e o impacto nas negociações coletivas. Depois, os advogados José Pedro Pedrassani e Eduardo Raupp, mediados pela advogada Ana Quevedo, falaram sobre a exigência de “comum acordo” para a tramitação do dissídio coletivo, analisando as diferenças entre a decisão do Supremo Tribunal Federal e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho. Por fim, na palestra “Decisão do STF sobre a cobrança da contribuição assistencial – Como clausular?”, os advogados Edson Garcez, Marco Antonio A. de Lima e Gustavo Juchem, que mediou a palestra, debateram sobre cuidados e recomendações a respeito do tema.